Agências do INSS abrem para atendimento extra neste fim de semana
Agências do INSS funcionarão excepcionalmente no sábado (24) e domingo (25) para antecipar atendimentos e compensar suspensão dos serviços presenciais no fim de janeiro
Por Ananda Costa.
As agências do INSS em todo o Brasil funcionarão de forma excepcional neste fim de semana, nos dias 24 e 25 de janeiro, para realizar atendimentos presenciais previamente agendados.

A abertura busca minimizar os efeitos da interrupção do atendimento físico programada para o final do mês. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, o atendimento presencial será suspenso entre os dias 28 e 30 de janeiro devido a atualizações nos sistemas previdenciários operados pela Dataprev.
Como alternativa, o órgão informou que usuários que não puderem comparecer no fim de semana terão seus atendimentos remarcados para dias úteis.
Até o dia 27, os serviços digitais permanecerão disponíveis por meio do Meu INSS, acessível pelo site e aplicativo, além da central telefônica 135. No entanto, esses canais também serão temporariamente interrompidos a partir das 19h do dia 27, com previsão de normalização no dia 31.
Confira calendário de pagamentos do INSS para 2026

Cerca de 35 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar as datas de pagamento de aposentadorias, auxílios e pensões em 2026. O calendário completo de depósitos para o próximo ano foi divulgado pela autarquia em dezembro.
Cerca de 35 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar as datas de pagamento de aposentadorias, auxílios e pensões em 2026. O calendário completo de depósitos para o próximo ano foi divulgado pela autarquia em dezembro.
Descontos em aposentadorias do INSS
Nesta semana, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com vetos, a lei que proíbe descontos automáticos em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida, que busca reduzir fraudes e práticas abusivas, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (7).
Aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 14 de fevereiro para solicitar o ressarcimento. O prazo foi confirmado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.
Segundo Waller, cerca de 6,2 milhões de beneficiários já contestaram cobranças irregulares. Desse total, 4,1 milhões foram ressarcidos, em valores que somam aproximadamente R$ 2,8 bilhões.
LEIA MAIS: Aposentadoria em 2026: como calcular através do Simulador INSS
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).