Bolo de chocolate pode causar câncer e Alzheimer? Entenda a polêmica da declaração de Maíra Cardi

A influencer, que não possui graduação na área de saúde, afirmou que o bolo de chocolate pode estar associado a uma série de doenças, desde câncer até Alzheimer

Por Da Redação.

Bolo de chocolate pode causar câncer e Alzheimer? Entenda a polêmica da declaração de Maíra CardiRedes Sociais

Uma declaração recente da empresária e influenciadora digital Maíra Cardi gerou uma onda de preocupação e controvérsia nas redes sociais. A influencer, que não possui graduação na área de saúde, afirmou que o bolo de chocolate pode estar associado a uma série de doenças, desde câncer até Alzheimer.

Em suas redes sociais, a ex-BBB, recém-casada com o empresário Thiago Nigro, afirmou: "O resultado dessa receita [de bolo de chocolate] é: aumento do colesterol, Alzheimer, infarto, inflamação no intestino, doença celíaca, doenças do coração, oxidação das células, insuficiência hepática, osteoporose, diabetes, câncer, hipertensão, entre outras".

De acordo com a médica Patrícia Santiago, pós-graduada em Nutrologia, a afirmação de Maíra Cardi não possui qualquer embasamento científico e pode levar a interpretações equivocadas sobre os efeitos da receita:

"É importante destacar que não existe uma ligação direta entre o consumo moderado de bolo de chocolate e doenças tão variadas como câncer, Alzheimer e infarto. Precisamos lembrar que existe uma grande diferença entre o consumo de alimentos isolados, moderadamente, com o consumo diário em grandes quantidades. A alimentação é um aspecto importante para a saúde, mas é necessário analisar de maneira complexa, considerando outros fatores como estilo de vida, genética e padrão alimentar geral".

A médica ainda explica que, o bolo de chocolate, quando consumido ocasionalmente dentro de uma alimentação equilibrada, não é um risco direto para o desenvolvimento de doenças graves. "As afirmações alarmantes de que o bolo de chocolate pode causar uma lista extensa de problemas de saúde são infundadas e podem gerar ansiedade desnecessária", ressalta ela.

TERRORISMO NUTRICIONAL

Outros profissionais da área de saúde, como nutricionistas e médicos, também se pronunciaram contra as declarações da empresária. O nutricionista Daniel Cady, marido da cantora Ivete Sangalo, também criticou a fala de Maíra, ressaltando a importância de se basear em informações científicas confiáveis antes de fazer afirmações como essa.

Em um vídeo, ele disse: "Gente, cuidado com esse tipo de conteúdo que vocês encontram aqui na internet. O nome disso é terrorismo nutricional e só faz piorar a relação com o seu corpo e com a comida. Vamos combater esse radicalismo e saúde mental em primeiro lugar, pelo amor de Deus".

Na legenda da publicação, o nutricionista explicou o que é terrorismo nutricional:

O terrorismo nutricional é a forma de aterrorizar a população em relação aos alimentos e às práticas individuais, em que os momentos diários de comer viraram algo estressante e carregado de culpa, uma relação de amor e ódio com a comida.

Essa busca desenfreada pela estética perfeita e emagrecimento a curto prazo acabam levando as pessoas a seguirem dietas sem critério, sem atenção profissional, e altamente restritiva.

Você não precisa deixar de comer um bolo, uma pizza, um pão, para emagrecer ou ter saúde. Precisamos aprender a comer, a nos relacionar com a comida e com o nosso corpo.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.