Celebridades

Ativista denuncia ex-BBB Matteus 'Alegrete' ao Ministério Público por fraude em sistema de cotas

O documento pede a prisão do sulista e que a instituição federal seja investigada

Por Da Redação

Ativista denuncia ex-BBB Matteus 'Alegrete' ao Ministério Público por fraude em sistema de cotas
O ativista Antonio Isuperio deu entrada no Ministério Público nesta sexta-feira (14/6), em uma denúncia contra o ex-participante do Big Brother Brasil 24 (BBB 24) Matteus Amaral Vargas, acusando o gaúcho de falsidade ideológica. O documento pede que Matteus seja preso e que a instituição federal seja investigada.


O finalista do BBB 24 teria fraudado o sistema de cotas raciais para ingressar no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. O IF confirmou nesta sexta-feira (14/6) que o gaúcho assinalou a própria etnia como "preto".
Segundo o UOL, que teve acesso ao documento, o ativista apontou que o ex-BBB ingressou na instituição de ensino se autodeclarando uma pessoa preta, e que isso configura uma prática criminosa, já que é explícita a real etnia de Matteus. Veja um trecho do documento:
"Que o indivíduo responda pelo crime de falsidade ideologia para adentrar a Universidade. A Faculdade e o Indivíduo devem ser responsabilizados. A Faculdade deve ser responsabilizada pela negligência e o indivíduo pelo crime de falsidade Ideológica. Código Penal - Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Falsidade ideológica | Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular. Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte".

LEIA MAIS: Ex-BBB Matteus é acusado de ter fraudado cotas para ingressar em instituto federal
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.