Em vídeo, Seu Jorge se pronuncia após sofrer ataques em show no RS: "Muita grosseria racista"
A Polícia Civil está investigando o caso para identificar os envolvidos nos ataques.
O cantor Seu Jorge, de 52 anos, se manifestou, na noite desta última segunda-feira (17/10), para dizer que presenciou "muito ódio gratuito e grosseria racista" durante um show realizado no clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, na noite da última sexta-feira (14/10).
A Polícia Civil está investigando o caso para identificar os envolvidos nos ataques. Em vídeo de nove minutos divulgado em seu canal no YouTube, o artista aparece ao lado da bandeira do Rio Grande do Sul para afirmar seu amor ao estado e relatou ter escutou vaias e ofensas racistas em sua apresentação a um evento que "não viu a presença" de pessoas pretas.
"Quando chegou no final do show, eu sai do palco. Quando cheguei atrás do palco, eu começo a escutar muitas várias e xingamentos. Por conta disso, eu percebi não seria possível voltar para fazer o famoso "bis", mas sozinho retornei ao palco e, de maneira respeitosa, agradeci a presença de todos e me retirei do local do show. Na verdade, o que eu quero dizer aqui é que não reconheci a cidade que aprendi amar e respeitar. Na verdade, o que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista", ressaltou.
Seu Jorge declarou ainda que não avistou pessoas negras na festa de gala, apenas entre funcionários do evento. O artista, inclusive, contou ter ouvido que estas pessoas foram orientadas a não "olhar e falar com ele" durante a presença no clube.
"Eu tenho enorme respeito ao estado do Rio Grande do Sul e toda a sua gente. Particularmente, não percebi nenhuma pessoa negra no jantar. As pessoas negras que encontrei foram somente os funcionários. Ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar para mim ou falar comigo quando eu chegasse no local, mas o importante é que no final do show eu falei com todo mundo, abracei e tirei foto com todo mundo".
"Ao povo negro do Rio Grande do Sul e toda a região do sul, quero dizer que amo e respeito todos vocês. Digo que estamos mais unidos do que nunca e que vamos vencer essa guerra que leva o nosso povo a miséria e a falta de oportunidades no Brasil", finalizou.
LEIA MAIS: Homem de 42 anos é baleado na praia da Ribeira, em Salvador; dupla em motocicleta fez os disparos
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!