Rei Momo do Carnaval de Salvador 2026: Inscrições estão abertas até dia 29
As inscrições para ser Rei Momo do Carnaval de Salvador 2026 estão abertas até o dia 29 de janeiro
Por Lucas Pereira.
Um dos principais símbolos da folia carnavalesca, o Rei Momo para a festa deste ano já está em processo de escolha. Interessados em ser o Rei Momo do Carnaval de Salvador 2026 podem se inscrever até o dia 29 de janeiro.

A seleção é feita pela Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Salvador. Postulantes ao cargo da realeza do Carnaval têm até o dia 29 de janeiro, diretamente na sede da Rádio Piatã FM, localizada no Shopping Bela Vista (Piso L2, Asa Sul).
Para participar, os interessados devem ter idade a partir de 18 anos e apresentar uma documentação específica: RG, CPF, comprovante de residência, antecedentes criminais, currículo e, obrigatoriamente, um atestado médico de saúde que comprove a aptidão física para a maratona festiva.
A novidade deste ano, de acordo com a Federação, é a retirada da obrigatoriedade de peso, ou seja, neste ano, qualquer candidato pode concorrer, independente de sua condição física. "Para participar do processo é simples. O regulamento não impõe que este ou aquele candidato esteja acima do peso, basta ser desembaraçado, astral e com a saúde boa para encarar os dias da folia. A ideia é atrair candidatos que sejam carnavalescos, que tenham conhecimento da nossa cultura e que correspondam às regras do concurso. O objetivo da seleção é manter viva a imagem do personagem (Rei Momo) da alegria", adiantou Jairo da Mata, presidente da Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia.
A seletiva está marcada para o dia 6 de fevereiro, onde os inscritos serão avaliados por sua capacidade de representar o reinado de Momo, valendo um prêmio de R$ 10 mil para o vencedor.
No Carnaval de Salvador, a escolha do Rei Momo através do concurso teve início em 1990, através da Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia. Muitos nomes já carregaram a coroa, entre eles o proprietário do lendário restaurante Cantina da Lua, Clarindo Silva, em 2008; o cantor e compositor Gerônimo Santana, em 2009; e o guitarrista, cantor e compositor Pepeu Gomes, em 2010. Durante os anos de 2021 e 2022, em função da pandemia, o Carnaval não foi realizado e, consequentemente, não houve o concurso. Em 2023, com a retomada da festa, Alan Nery, que já tinha sido eleito Momo nos anos 2015 e 2017, mais uma vez foi escolhido para comandar o Reinado folia de Salvador.
Na tradição carnavalesca, o Rei Momo recebe as chaves da cidade para dar início às festividades oficiais, de maneira oficial.
Rei Momo no Carnaval
Uma das tradições mais longevas da história dos carnavais, o Rei Momo segue vivo e imponente no Carnaval de Salvador. É certo os dias atuais não chegam as glórias passadas que fizeram da figura um dos principais símbolos da festividade de rua. Entretanto, o personagem segue relevante e com roupagens que se adaptam aos novos tempos da sociedade e da própria folia.
Com referência ao deus grego da zombaria, o Rei Momo passou a ser uma figura tradicional dos carnavais sul-americanos desde o século XIX. Na ocasião, o personagem simboliza a entidade que autoriza a “desordem” típica do carnaval, recebendo do prefeito as chaves simbólicas da cidade.
Em 1959, Salvador teve o seu primeiro Rei Momo e este foi o mais longevo regente carnavalesco da capital baiana. Na época, o concurso foi patrocinado pela rádio Excelsior e o funcionário público Milton Ferreira da Silva, o Ferreirinha, não só recebeu a coroa como afirmou que passaria apenas ao seu filho após sua morte.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).