Carnaval

Secretaria da Saúde do Estado registra 127 ocorrências no Carnaval

No total, nos três postos, 27 testes deram positivo para HIV, 196 para sífilis, três para hepatite B e sete para hepatite C

Por Da Redação

Secretaria da Saúde do Estado registra 127 ocorrências no CarnavalSesab/Divulgação

O balanço final da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) indica que, de quinta (8/2) até nesta quarta-feira (14), foram registradas 127 ocorrências médicas, de média e alta complexidade, mas sem gravidades maiores no Carnaval de Salvador. O Circuito Dodô, na Barra, respondeu por 80 destes registros, com outros 32 no Osmar, no Campo Grande, e 15 em outros circuitos pela capital baiana. A grande maioria das ocorrências registradas foi por agressão física (66) e o Hospital Geral do Estado (HGE) recebeu a maior parte dos pacientes (91).


“Considerando um universo de 11 milhões de pessoas passando pelos circuitos oficiais, o resultado é bastante positivo”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.


Com um aporte de mais de R$ 3,7 milhões no Carnaval, a Sesab estabeleceu 2.129 plantões médicos, de equipes de apoio institucional e de fiscalização, reforçando a assistência aos cidadãos. Foram colocados em operações o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, no HGE, e o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME), no Hospital da Mulher.


Além disso, desde o início das festividades, os foliões tiveram à disposição postos de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Até nesta quarta-feira (14/2), os espaços instalados nos bairros de Ondina e Barra, na capital. No total, nos três postos, 27 testes deram positivo para HIV, 196 para sífilis, três para hepatite B e sete para hepatite C.


Quem testou positivo passou por uma orientação e já saiu do estande com consulta marcada. Já os pacientes que tiveram resultado positivo para sífilis, tinham a possibilidade, caso desejado, de já iniciar o tratamento no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil). Nos seis dias de Carnaval, 60 pessoas optaram por receber o medicamento.


Além de realizarem os testes de IST, as equipes da Sesab, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), distribuíram 844.831 preservativos no período, em ações nos circuitos, pontos turísticos e nos estandes.


LEIA MAIS: Mais de 200 pessoas foram atendidas com transtornos de ansiedade no Carnaval de Salvador


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.