Cão surfista? Brasileiro viaja com cachorro em motorhome para Mundial de Surf Dog
Diego Araújo e Toddy fizeram uma parada em Salvador, ondem treinam surfe e juntam dinheiro
Por Bruna Castelo Branco.
A ideia de cair na estrada para conhecer o mundo ganhou forma para o surfista curitibano Diego Araújo, que partiu do sul do Brasil em direção a Los Angeles, nos Estados Unidos - mas, com parada em diversos estados do país. O objetivo dele é um só: treinar seu cachorro, Toddy, que viaja com o tutor há cerca de um ano e meio em um motorhome, para se tornar campeão de surfe na Califórnia, na praia de Pacific Beach.
+ Por que seu cachorro te segue pela casa? Veja o que diz a ciência
+ Quais são os nomes de cachorro mais comuns no Brasil?
“Quem nunca sonhou botar o pé na estrada para levar a vida curtindo o mundo afora? Subir num motorhome, explorar praias paradisíacas em companhia de um parceirão e de uma prancha não seria incrível?”, disse Diego, que mostra as aventuras que vive ao lado do cãozinho pelo Instagram @TudoPeloDog.
+ Ter um animal de estimação ajuda a preservar o cérebro na velhice, diz estudo
+ Gato faz sucesso no TikTok ao 'ler' cartas de tarô da tutora; veja vídeo
Há uma semana, Diego e Toddy chegaram no bairro de Stella Maris, em Salvador, mas, já estão de saída: nos próximos dias, eles vão estacionar na região do Farol da Barra, onde devem passar mais duas semanas. Depois, seguem para Aracaju, capital de Sergipe, onde planejam ficar até outubro. "A ideia é chegar até Maceió, Alagoas, em novembro ou dezembro para trabalhar, juntar um dinheiro e treinar muito", comentou.
Além de casa, o motorhome de Diego também é uma barbearia, e é com o dinheiro recebido pelos cortes de cabelo que ele consegue se manter. "Eu chamo de 'baberhome', por ser barbearia e casa. Nosso objetivo é ir parando de praia em praia, treinando e arrecadando dinheiro com a barbearia móvel para chegar ao Mundial de Surf Dog na Califórnia", detalhou.
E a escolha de visitar a capital baiana faz sentido: já que o destino é um campeonato mundial de surfe, Diego sempre escolhe estacionar o trailer de frente para o mar, onde passa os dias treinando para a competição.
"A gente consegue trabalhar e treinar quando não tem clientes na babearia. Além disso, estou dando uma estudada para tentar trabalhar online e ter mais uma fonte de renda para facilitar a viagem até a Califórnia, porque os custos são bem altos: alimentação, manutenção do carro, veterinário... e agora eu tenho que juntar dinheiro para comprovar renda para tirar o visto para os Estados Unidos em Recife", listou.
Surf Dog
Hoje, Toddy tem 1 ano e 11 meses de idade, mas ele começou a treinar para se tornar um surfista canino quando ainda era um bebê, aos quatro meses. E Diego não tem pressa: segundo ele, o cãozinho ainda deve treinar cerca de três anos até chegar nos Estados Unidos.
"Então, ele vai estar com uns quatro ou cinco anos, vai estar no melhor estágio físico dele, vai ter surfado a América Latina toda e vai estar pronto para ganhar o Mundial de Surf Dog", relatou o surfista, que completou: "Ele é um cão multiatleta! Além de surfista, ele é skatista e joga futvôlei, altinha".
E os próximos passos já estão definidos: caso vençam o campeonato de surfe, Toddy e Diego vão lançar a marca de produtos para cachorros "Tudo Pelo Dog" e, com os ganhos, viajar o mundo para surfar e contribuir com ONGs voltadas para resgate e cuidados com animais.
+ Vídeo de cachorro sentindo cheiros pela primeira vez viraliza nas redes; veja
As cinzas de Jhonson
Antes de Toddy, Diego viajava com Jhonson, apelidado de "Gordo", um buldogue francês surfista, com o mesmo objetivo: Mundial de Surf Dog. Mas, nesse caso, eles tinham pressa, já que Jhonson sofria de uma doença renal crônica e já não tinha mais tempo. "Eu abandonei tudo para levar ele para curtir os últimos anos de vida", contou Diego.
No caminho, ele faleceu, mas o sonho do surfista já havia criado raízes: "A ideia principal é levar as cinzas dele, para quando a gente chegar no Mundial, jogar as cinzas dele no mar e fazer essa homenagem".
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).