Notícia Boa

Pesquisa da Serasa revela otimismo financeiro dos brasileiros para 2023

Pesquisa realizada pela Serasa para, pela primeira vez, interpretar os impactos emocionais do volume recorde de negociação das dívidas.

Por Mateus Xavier

Pesquisa da Serasa revela otimismo financeiro dos brasileiros para 2023arquivo/Agência Brasil

"Superação" é a palavra que define o ano de 2023 para 31% dos entrevistados em levantamento inédito do Serasa, que visa interpretar os impactos emocionais do volume recorde de negociação de dívidas. Foram mais de 32 milhões de acordos em 2022.


"Organização” aparece na sequência, com 25% das menções. “Motivação” e “Esperança” também estão em lugar de destaque no vocabulário financeiro de quem se livrou das dívidas.


A pesquisa ouviu 2.296 pessoas entre os dias 13 e 20 de dezembro mostra que 45% dos consumidores que quitaram ou amortizaram dívidas e iniciaram o ano com o nome limpo têm certeza de que vão conseguir realizar pelo menos parte de seus sonhos nos próximos 12 meses.


Para os que ainda estão inadimplentes, porém, esse percentual de otimismo cai para 28%. Mesmo assim, 51% desses brasileiros endividados se declaram esperançosos para 2023, embora não consigam afirmar com absoluta segurança de que o novo ano será melhor. 


Pensando no pagamento das contas no próximo ano, 83% dos consumidores com nome limpo acreditam que vão conseguir pagar suas contas em dia. 


Os chamados consumidores adimplentes (os que quitaram dívidas) projetam continuar pagando suas contas em dia durante o ano (34%), investir (29%), cuidar da saúde (26%), comprar um imóvel (26%) e até empreender (24%). De maneira geral, todas as práticas de controle financeiro adotadas recebem uma adesão maior por parte dos consumidores com nome limpo: 


- Pagar as contas mesmo antes do vencimento: 51% para consumidores com nome limpo - 40% para inadimplentes;

- Fazer um planejamento familiar com todos os gastos da casa: 39% para consumidores com nome limpo - 35% para inadimplentes;

- Anotar todas as contas e o dinheiro recebido em uma planilha ou papel: 28% para consumidores com nome limpo - 24% para inadimplentes.


Mesmo os consumidores que tiveram dificuldade de pagar suas dívidas exibem algum grau de otimismo ao traçar metas para o próximo ano. Pelo menos 56% desse público inadimplente acredita que conseguirá enfim pagar suas dívidas, 27% projetam cuidados com a saúde, 23% sonham em investir, 21% em empreender e 17% deles fazem inclusive planos de viagem.

 

LIMPAR O NOME


Para saber das ofertas de dívidas disponíveis para renegociação, os interessados podem consultar a plataforma Serasa Limpa Nome no app, site do Serasa ou pelo telefone, onde todo o processo é gratuito. A renegociação também pode ser feita presencialmente em agências dos Correios, mediante apresentação de documento com foto e pagamento de uma taxa de R$ 3,60. Entre os locais de contato, pode ser acessador pelo aplicativo "Serasa", ligação gratuita (0800 591 1222), pelo WhatsApp (11 99575–2096), ou Agência dos correios, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 3,60.


LEIA MAIS: PRF prende caminhoneiro transportando 225 comprimidos de rebite no oeste da Bahia


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.