Verão 2025

'Casa de Jorge Amado é símbolo da revitalização do Pelourinho', diz Clarindo Silva

Espaço foi reaberto ao público nesta quarta-feira (11)

Por Juana Castro

'Casa de Jorge Amado é símbolo da revitalização do Pelourinho', diz Clarindo SilvaClarindo Silva, escritor, empresário e agitador cultural | Foto: Murilo Motta/Aratu On

"A [Fundação] Casa de Jorge Amado, para mim, é um símbolo do processo de revitalização [do Pelourinho]", afirmou o escritor, empresário e agitador cultural Clarindo Silva, nesta quarta-feira (11), durante a reabertura do espaço após reforma. "Milhares de pessoas, de todas as partes do mundo, vêm e isso encaixa com a nossa proposta de revitalização, de preservação da nossa memória cultural", completou, em entrevista ao Aratu On.


Para ele, a reabertura do espaço é como uma "reabertura das portas para nações amigas". "Ouço dizer que Jorge Amado é o maior embaixador do Brasil (de todos os tempos). Através da literatura, ele pode levar a beleza e grandiosidade do Centro Histórico para o resto do mundo", explicou.


Durante a entrevista, Clarindo falou ainda que as pessoas precisam "ver o Pelourinho como o coração da nação, e nenhuma nação funciona sem as artérias oxigenadas". Assim, citou alguns pontos -  a exemplo das ladeiras do Taboão, Preguiça, Montanha e Caminho Novo - como as artérias do local. "E a Baixa dos Sapateiros, que é a aorta do Pelourinho", completou.


Filha de Jorge Amado celebra reabertura da Fundação: 'É o que papai queria que fosse'


Por fim, ele pontuou que a posição da Casa de Jorge Amado .pode chamar atenção das pessoas, autoridades e sociedade organizada para a importância do Centro Histórico. "Um povo que não preserva o passado não vive o presente e jamais poderá construir um grande futuro", concluiu.


Reforma da Fundação Casa de Jorge Amado


A reforma foi a maior desde a inauguração da Fundação, em 7 de março de 1987. A sede, que ocupa as casas de números 49 e 51 no Largo do Pelourinho, agora foi conectada ao imóvel de número 47, o que possibilitou a criação de novos espaços expositivos.


"São três casas antigas que exigem um cuidado especial no restauro, mas preparamos tudo com muito carinho. A equipe se envolveu de forma muito comprometida para garantir que tudo fosse entregue da melhor maneira possível", destacou a diretora da casa, Angela Fraga, filha da jornalista e escritora Myriam Fraga, idealizadora do espaço e grande amiga de Jorge Amado, que morreu em 2016.


Filha de Myriam Fraga mantém legado da mãe na Fundação Casa de Jorge Amado


Ao todo, são mais de 300 mil itens, incluindo todas as edições dos livros (traduções e originais), cartas, jornais, periódicos, trabalhos acadêmicos, as fotografias de Zélia, entre outros. "Tudo está aqui. A missão da Fundação é a guarda, preservação e admiração desse acervo, para pesquisa e para posteridade", comentou Angela, destacando que a casa no Pelourinho é emblemática, pois foi escolhida pelo próprio escritor baiano. "A gente também tem que dar esse resultado à comunidade", complementou.


Angela Fraga também enfatizou a importância do espaço para a preservação da memória de Jorge Amado e Zélia Gattai, além do compromisso de manter vivo o legado poético de sua mãe. "Acho que ficou bonito, modéstia à parte. Não sou só eu quem digo isso. E seguimos em frente, com expectativas altas para janeiro", disse.


Com a reabertura, a Fundação se prepara para receber visitantes durante o verão e anunciou um novo projeto turístico que promoverá a conexão entre o Pelourinho e a Casa do Rio Vermelho, onde Jorge Amado e Zélia Gattai viveram e estão enterrados.


Fundação Casa de Jorge Amado é reaberta e lança projeto turístico para Salvador


Após reforma, Fundação Casa de Jorge Amado reabre ao público nesta quarta-feira


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.