Mês das Crianças é de aprendizado na Caixa Cultural Salvador
Mês das Crianças é de aprendizado na Caixa Cultural Salvador
A Caixa Cultural Salvador apresenta, durante o mês de outubro, uma agenda educacional gratuita voltada para as crianças. Por meio do projeto Gente Arteira, serão oferecidas sete oficinas e mini oficinas especialmente formatadas para que o público infantil aprenda brincando técnicas que vão da fotografia à expressão corporal. Serão mais de 45 horas de aprendizado, aos sábados e domingos, nos cinco fins de semana do mês.
As inscrições para as oficinas, que têm duração maior, podem ser feitas, antecipadamente, na Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes, 57, Centro), até completar o número limite de 20 participantes por turma. Já para as mini oficinas, que também têm limitação de 20 alunos, as inscrições devem ser feitas somente no dia em que elas ocorrem, a partir das 9h.
Além das atividades educacionais proporcionadas pelas oficinas, os pequenos também poderão interagir com as exposições da Caixa Cultural, sob a supervisão de profissionais do projeto Gente Arteira. O Painel Cultural Pererê do Brasil, por exemplo, levará as crianças a conhecerem mais de perto a obra do múltiplo artista Ziraldo, a qual estará em exposição na casa. Já a atividade Carvão e Mandela vai aproveitar a exposição de 95 cartazes internacionais sobre o ex-líder sul-africano para fazer aflorar a veia artística da criançada.
Oficinas
Nos dias 17 e 18 de outubro, das 9h30 às 12h30, será oferecida a oficina Confecção de Caderninhos Infantis, para duas turmas de alunos com idade a partir de seis anos. A orientação é de Kika Florence. A oficina vai apresentar e ensinar diversas e criativas técnicas de confecção e decoração de caderninhos com temas infantis.
Fotografia: Light Painting Para Crianças é o tema da oficina dos dias 24 e 25 de outubro, no mesmo horário. O facilitador será Rafael Martins. A atividade educacional vai possibilitar que crianças aprendam de forma lúdica as possibilidades da fotografia com ?desenhos de luz?.
Mini oficinas
No primeiro fim de semana de outubro ? dias 3 e 4 ? crianças a partir de seis anos terão momentos de lazer e criatividade na Mini Oficina de Aquarela, que adota materiais inusitados e novas linguagens de composição, sob a orientação de Priscila Bona, em três turmas por dia: às 10h, às 11h e às 14h.
O feriado prolongado do Dia das Crianças terá a Mini Oficina de Malabares, com os professores Robson Mol e Cristina Macedo, nos dias 10, 11 e 12. As turmas começam às 10h, às 11h e às 14h, para crianças a partir de seis anos de idade. O público infantil terá contato com a técnica circense do malabarismo, por meio de metodologia dinâmica e divertida.
Nos dias 17 e 18 haverá a Mini Oficina Traquinagem: Uma Experiência Lúdica de Reciclagem, com turmas às 10h, às 11h e às 14h, para crianças com idade entre 4 e 12 anos. As facilitadoras Luciana Rocha e Laíse Abreu vão apresentar uma experiência lúdica de reciclagem na construção de brinquedos e seres inanimados a partir de resíduos sólidos, abordando a temática ambiental e do consumo consciente.
A música terá espaço nos dias 24 e 25, na Mini Oficina de Práticas Musicais, com turmas às 10h, às 11h e às 14h, para crianças com idade entre dois e dez anos. Nesta atividade, as facilitadoras Tatiana Sales e Ana Luisa Barral, do Grupo Pé de Moleca, vão proporcionar aulas dinâmicas, que envolvam apreciação de músicas variadas, sensibilização auditiva, trabalho rítmico, experimentação e desenvolvimento da autonomia em arranjo e interpretação musical. Os pequenos terão a opção de levar os seus próprios instrumentos musicais para a atividade.
O ciclo das mini oficinas se encerra com Brincando com o Corpo, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, às 10h, às 11h e às 14h, sob a supervisão de Bia Simões e Nana Porto. Esta oficina terá técnicas de dança e circo voltadas para crianças de 6 a 12 anos. Serão utilizados alongamentos e brincadeiras com o objetivo de criar um ambiente no qual a criança possa se expressar, criar e exercitar, tanto o próprio corpo, quanto o convívio com outras crianças.
Diversão
As atividades especiais para a criançada não param por aí. A Caixa Cultural também vai oferecer a Contação de Histórias, em todos os sábados e domingos de outubro, com turmas às 10h30, 11h30 e 14h30. Maju Fiso e Suzana Turíbio vão mesclar temáticas da cultura afro-indígena nacional com viagens presentes na literatura para levar ao público ? a partir dos quatro anos de idade ? um universo de emoções e fantasias.
Lazer e diversão também serão oferecidos aos pequenos visitantes enquanto eles esperam alguma atração da Caixa Cultural com horário programado ou durante intervalos de mediações ou visitas que estejam ocorrendo nas galerias, aproveitando o tempo ocioso dos visitantes.
Uma destas atividades é a Alfândega, brincadeira de adivinhação cujo objetivo é a descoberta de uma palavra ou objeto por tentativa e erro. Outra possibilidade de distrair a criançada é a brincadeira chamada Cacique, que estimula a percepção sonora. Nela, as crianças são instigadas a identificar ritmos, sons e variações.
As Projeções Animadas, por sua vez, vão utilizar o retroprojetor de forma criativa para abordar os personagens da exposição Pererê do Brasil, que estará em cartaz na Caixa Cultural de 29 de setembro a 29 de novembro. Com a utilização de transparências e papel tipo celofane, a proposta trabalhará o conceito de cores primárias e secundárias, permitindo que o participante crie seus próprios personagens e narrativas.
Por fim, uma história que reforça a importância da união para alcançar os objetivos. Com cerca de 40 minutos de duração, A Galinha Mágica é uma dramatização que utiliza teatro com bonecos. Durante a apresentação, as crianças serão convidadas a interagir com os personagens e, depois, a recontar a história com o seu olhar e a sua criatividade.