Gabinete Português de Leitura: um pedaço do século 19 em Salvador
Com mais de 25 mil itens, Gabinete Português de Leitura inclui obras raras, como edição de 1898 de "Os Lusíadas", de Camões
Por Juana Castro.
Você sabia que existe um lugar no Centro de Salvador que leva diretamente ao século XIX (19)? É o Gabinete Português de Leitura (GPL), ao lado da Praça da Piedade.
O espaço foi fundado em 2 de março de 1863 com o objetivo de "adquirir obras de renovação, escritas nos idiomas português e francês, e mais aquelas que posteriormente se julgarem mais precisas, assim como os principais jornais publicados em Portugal e no Brasil" (Ata n. 1, 1863).
Idealizado pelos irmãos comendadores Manoel Joaquim Rodrigues e Francisco José Rodrigues Pedreira, o Gabinete surgiu como uma iniciativa para fortalecer os laços culturais entre o Reino e a comunidade luso-baiana. A proposta era estabelecer um núcleo de cultura portuguesa na Bahia através da biblioteca.
Atualmente, o acervo da Biblioteca Infante D. Henrique reúne mais de 25 mil volumes, incluindo livros, folhetos e periódicos, principalmente títulos de literatura e poesia.
Algumas obras são consideradas raríssimas, a exemplo de uma edição de 1898 de "Os Lusíadas", de Luiz de Camões, com páginas folheadas a ouro, e um dicionário da língua tupi de 1858.
No gabinete, o visitante também encontra títulos de Jorge Amado, sobre a história da Bahia, economia, crônicas, literatura indígena, angolana, moçambicana, entre outros. Não é possível, no entanto, fazer retirada dos materiais. Quem quiser folheá-los ou consultá-los precisa agendar previamente e realizar uma ação durante uma visita, como explicou Priscila Pereira, que recebeu a equipe do Aratu On no local.
Além da visitação gratuita, o Gabinete oferece cursos semanais de Gramática e Redação, reforçando seu compromisso com a educação e a cultura.
Se você gosta de ler ou quer apenas conhecer um lugar diferente em Salvador, vale incluir o Gabinete Português de Leitura no roteiro. É gratuito, histórico e está de portas abertas ao público.
Veja mais informações sobre o GPL no Instagram ( @gabineteleiturassa ).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).