AO VIVO Últimas Notícias
13/06/2024 15h20 | Atualizado em 14/06/2024 14h25

Problemas com frizz? Saiba como diminuir o efeito mesmo em dias de chuva

Especialista em saúde capilar, Andy Carneiro explica o que pode ser feito para evitar que o frizz fique mais visível no período chuvoso

Problemas com frizz? Saiba como diminuir o efeito mesmo em dias de chuva Foto: Ilustrativa/Shutterstock
Da Redação

Nos dias de chuva, com a umidade em alta, o frizz fica mais evidente no cabelo, deixando as madeixas com aspecto desarrumado. Para o terapeuta capilar Andy Carneiro, a umidade é o principal fator para deixar os fios arrepiados e desalinhados, como explica:

“O cabelo é composto essencialmente de proteínas, que são sensíveis à água. As partículas de água suspensas no ar entram em contato com os fios e geram eletricidade estática. Essa estática faz os fios mais curtos e danificados se ‘arrepiarem’, por isso, apesar de acontecer em todos os tipos de cabelos, é mais visível quando os fios não estão nutridos e hidratados de forma adequada”.

Ainda de acordo com Andy, o frizz é uma reação natural dos fios, já que as pessoas perdem água do cabelo durante o dia, mas que pode comprometer mais os fios que já têm uma tendência a serem ressecados ou que estão danificados. Por isso, orienta: “Em períodos chuvosos, é importante criar estratégias para que esse cabelo retenha umidade corretamente e, assim, evitar que o frizz apareça.”

O QUE FAZER

Para deixar as madeixas menos vulneráveis aos efeitos da umidade, segundo o especialista, o primeiro passo é garantir a reposição adequada dos nutrientes que o cabelo precisa com um cronograma capilar, ou seja, com tratamentos de hidratação, nutrição e reparação dos fios.

“O cronograma vai garantir a longo prazo a proteção necessária aos fios, de forma individualizada. Para ter bons resultados, é essencial lavar bem os cabelos com shampoo com pH neutro, usar máscaras de tratamento indicadas para as necessidades dos fios, usar condicionador apenas nas pontas e remover bem os produtos”, indica.

Outra sugestão do cabeleireiro é evitar o uso excessivo de fontes de calor. “Secadores, chapinhas e modeladores de cachos utilizados de forma incorreta podem danificar a estrutura capilar e aumentar o frizz, assim como lavar o cabelo com água quente. Para garantir que o cabelo seque de uma forma saudável, vale apostar em produtos formulados para combater o frizz e proteger da umidade, o que inclui o uso de finalizadores antitérmicos, cremes defrizantes e leave-ins”, recomenda Andy.

Cada cabelo tem características próprias que irão demandar tratamentos personalizados, para as suas especificidades. “Por isso, a intervenção de um profissional é ideal para investigar as necessidades e técnicas mais indicadas para deixar os fios saudáveis e, por consequência, mais bonitos”, afirma.

SOBRE ANDY

Com 24 anos de experiência, Andy Carneiro é hair stylist com formação em terapia capilar pela Academia Brasileira de Tricologia (ABT) e em design de cor pela Pivot Point International. Especialista em saúde capilar e na realização da técnica de morena iluminada, ele atua promovendo o embelezamento de forma saudável, a partir de protocolos personalizados de acordo com as individualidades de cada pessoa, além de ser maquiador.