MUNDO VIRTUAL X VIDA REAL: Confira dicas de segurança e locais onde a caça aos pokémons está proibida
MUNDO VIRTUAL X VIDA REAL: Confira dicas de segurança e locais onde a caça aos pokémons está proibida
Os bichinhos virtuais aterrissaram em solo brasileiro. E além da diversão, febre e fanatismo provocado em todo o mundo, o jogo ?Pokémon Go? também se transformou em sinônimo de preocupação. Isto porque, os apaixonados pela nova mania parecem não ter limites. Na caça aos bichinhos do mundo virtual, alguns extrapolam todo e qualquer limite no mundo real.
Ciente disso, até a polícia já está de olho nos ?monstrinhos?. Em sua página oficial no facebook, a 77ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Vitória da Conquista, postou uma série de dicas para evitar que a brincadeira vire algo sério.
?Em todos os países onde o aplicativo já foi instalado, existem relatos de assaltos à mão armada em que os criminosos colocaram um sinalizador no jogo para atrair os jogadores para uma área afastada, com o objetivo de assaltá-los?, diz o texto.
Para que não seja você o capturado da vez, leia todos os tópicos como se tivesse acabado de avistar um Pokémon:
1 – Preste atenção ao que está acontecendo ao seu redor. Não vá sozinho para lugares que você normalmente não iria apenas para pegar um Pokémon. A distração é o primeiro passo para atrair os bandidos. Eles agem em poucos segundos e aproveitam os momentos de descuido para roubarem celulares, bolsas e outros objetos.
2 – Respeite os limites. Não coloque sua própria segurança em risco ao entrar em áreas restritas. Entrar em propriedade alheia é crime!
3 – Atenção, motoristas! É infração gravíssima conduzir veículo segurando ou manuseando telefone celular.
4 ? Não interaja com estranhos! O jogo é muito envolvente e pode te levar a entrar em grupos de pessoas não confiáveis.
5 ? Não entre em locais desconhecidos.
Como quem avisa amigo é, e prevenir é melhor do que remediar, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) também já se adiantou e anunciou a mais nova ?regra? para as eleições de outubro: ?É proibido capturar Pokémons no local de votação?.
Isto porque, o eleitor não pode utilizar celulares ou outros aparelhos eletrônicos na hora do voto. Por isso, analise previamente todas as opções disponíveis. Mas se ainda assim estiver em dúvida na hora da escolha do candidato, não vá ficar esperando pelo conselho do Pokémon para decidir quem escolher. Neste caso, o capturado poderá, mais uma vez, ser você mesmo.