RELÍQUIAS: 10 músicas que fizeram sucesso… Mas, até então, você nem sabia que tinham clipes
RELÍQUIAS: 10 músicas que fizeram sucesso… Mas, até então, você nem sabia que tinham clipes
“Cadê o clipe?”
Normalmente essa é a primeira pergunta feita quando uma música é lançada. Em uma época onde a internet tornou-se plataforma principal para divulgação de novos trabalhos artísticos, o cenário musical inaugurou uma espécie de “octógono audiovisual”, onde cada cantor luta para os videoclipes de suas canções ‘viralizarem’ no ambiente virtual e grudarem feito chiclete na mente dos internautas.
Sem ter a internet como aliada, durante as décadas de 80, 90 e, até mesmo, início dos anos 2000, os artistas brasileiros tinham a televisão como única vitrine disponível para apresentar ao público seus clipes. Claro, que consequentemente, muitas dessas produções não ganharam visibilidade. O Aratu Online vasculhou o “submundo virtual” e reuniu 10 sucessos que tiveram um registro audiovisual e você nem imaginava.
1 – Bonde do Tigrão: O Baile Todo
Uma das heranças que guardamos até hoje do início dos anos 2000 com certeza é o refrão: “Só as cachorras uh uh uh uh uh. As preparadas uh uh uh uh uh. As popozudas uh uh uh uh uh. O baile todo uh uh uh uh uh”. O grupo de funk carioca O Bonde do tigrão teve muitas músicas nas paradas de sucesso, que assim como o hit “O Baile Todo”, ganharam clipe e você nem sabia.
2 – Bragaboys: Bomba
Quem nunca fez a linha sexy colocando a mão na cabeça, na cintura, indo devagarinho até embaixo e depois até em cima? O boy band baiana Bragaboys também deixou o seu suingue marcado no começo dos anos 2000 com a versão brasileira da música “La Bomba”, do grupo boliviano Azul Azul. Mas, assim como a canção, o sucesso do Bragaboys acabou logo.
3- Banda Beijo: Bate Lata
Essa faz parte do momento nostalgia no Carnaval de Salvador. Na voz de Gilmelândia, ex-vocalista da Banda Beijo, a música “Bate Lata” ganhou um clipe nas ruas do Centro Histórico da cidade com direito a muita percussão e coreografia. A energia de Gil nesse clipe é tanta que ela parece dançarina do balé da ‘Rainha Má’, Daniela Mercury.
4- Ivete Sangalo: A Lua Que Eu Te Dei
Mantendo o foco na Terra do Axé, apresentamos o clipe da romântica “A Lua Que Eu Te Dei” da musa Ivete Sangalo. No vídeo, a cantora interage com várias fotografias projetadas em telas e a cada troca de câmera esbanja um olhar expressivo e dramático. Eita, mulher talentosa!
5- Chiclete com Banana: Meu Bem Quero Te Amar
Preparem o coração antes de clicar nesse clipe, afinal Bell Marques nunca foi visto sem a sua bandana! No vídeo da música “Meu Bem Quero Te Amar”, da banda Chiclete com Banana, gravado em 1992, o cantor aparece com um boné listrado no lugar do seu tradicional acessório. Totalmente feliz sem a bandana na cabeça, Bell está todo se “bulino” nas imagens.
6- Aviões do Forró: Coração
Com esse clipe fica fácil saber de onde Wesley Safadão tirou a inspiração para sua cabeleira. Exibindo madeixas longas e cacheadas, Xand soltou a voz no vídeo da música “Coração”, do forrozeiro Dorgival Dantas, ao lado de sua fiel escudeira Solange Almeida. O cenário para a produção foi a pista de decolagem de um aeroporto, onde a dupla colocou as dançarinas para rodarem as saias. Inclusive, contracenar com aviões era sensação entre as bandas de forró – procurem antigos sucessos do ritmo e terá a prova.
7- Perla: Tremendo Vacilão
A carioca Perla fez muitas adolescentes cantarem suas desilusões amorosas no ritmo do funk melody “Tremendo Vacilão, em 2005. A música foi um dos grandes sucessos da época, mas o clipe não chegou ao conhecimento de todos.
8- Reginaldo Rossi: Garçom
O hino oficial do homem que passa pela dor do amor não correspondido também foi eternizado em um trabalho audiovisual. Para a produção de “Garçom”, Reginaldo Rossi chorou as mágoas em um bar, recebendo o apoio moral de diversos garçons. Detalhe: no meio do clipe, os profissionais lembram dos amores perdidos e caem na bebedeira junto com o cantor.
9- Raça Negra: Sozinho
Forever Alone! Essa é a realidade de Luiz Carlos no clipe da música ?Sozinho?, grande sucesso em 1996. Diferente do amigo Reginaldo Rossi, o vocalista da banda Raça Negra escolheu uma praia paradisíaca para lamentar o fracasso amoroso. Ele fica o clipe todo dizendo que vai seguir o caminho dele e não é que segue?! Bela lição para quem pensa que a dor da desilusão demora para passar.
10- Axé Blond: Banho de Iemanjá
Perto dessas loiras o quadradinho de Anitta é fichinha. Em 1998, as meninas Renata Guerreiro, Thais Gattolin, Daniela Almeida, Gizelle Maritan, Mell Bruno, Kelly Pink e Jussara Soares eram sucesso nacional e investiram no clipe da música “Banho de Iemanjá”. É tanta bunda mexendo que nem a câmera conseguiu focar por muito tempo em uma só cantora.