Festival reúne mais de 30 atividades gratuitas na Ribeira neste sábado
Festival reúne mais de 30 atividades gratuitas na Ribeira neste sábado
A primeira edição do Pedala Ribeira, festival organizado pelo Movimento Salvador Vai de Bike e Instituto Aromeiazero ? de São Paulo, acontece hoje (12). A programação do evento está dividida entre os dias 12 e 13 e conta com atividades gratuitas.
Entre as atividades previstas durante a primeira tarde de programação, estão a Oficina Comunitária de Conserto de Bicicletas, em que os participantes podem levar suas bikes com defeitos para manutenção gratuita, e a Escolinha Bike, projeto do Itaú em parceria com a Compartibike e Bike Anjo, cuja proposta é ensinar crianças de 2 a 7 anos a andar de bike em centros urbanos de forma segura.
O Pedala Ribeira conta ainda com uma programação musical variada, que busca animar o evento durante toda a tarde de programação. Quem estreia o palco é a banda Playgrude, com uma programação musical voltada para crianças. Na sequência, o conjunto Amigos da Madragoa, formada por moradores da península itapajipana, traz uma seleção de samba, chorinho e forró.
A programação musical segue com a banda Funfun Dudú, que sobe ao palco levando ritmos populares como samba-reggae, lambada, pagode e arrocha em uma mistura de metais swuingados, que vai colocar todo mundo para dançar. A Banda dos Ciclistas, que reúne músicos que pedalam em grupos da cidade, também promete agitar a tarde. A programação segue intercalada por apresentações de DJs.
No domingo (13) o Pedala Ribeira segue com o debate ?A bicicleta e seus desafios nas cidades mais populosas do país? entre 11h e 13h, que vai reunir três representantes do cicloativismo das cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo para a mediação: Renata Falzoni, do Bike é Legal, de São Paulo; Fábio Nazareth, do Pedalentos, do Rio; e Pablo Vieira Florentino, do Esquinas que Passei e Mobicidade. Além do debate, também haverá a doação de bicicletas para o grupo Pedal Cidade Baixa.