2 de Julho: live homenageia caboclos no Dia da Independência do Brasil na Bahia
A data é marcada por homenagens realizadas nos terreiros de candomblé aos caboclos, entidades afro-indígenas que representam a energia ancestral dos primeiros donos das terras brasileiras.
O feriado da Independência do Brasil na Bahia, celebrado no dia 2 de julho, contará com uma live especial. O projeto Irmãos no Couro realizará uma live a partir das 17h, no Youtube e Instagram dos @irmaosnocouro, dedicada aos caboclos. Isso porque a data é também marcada por homenagens realizadas nos terreiros de candomblé aos caboclos, entidades afro-indígenas que representam a energia ancestral dos primeiros donos das terras brasileiras.
Os músicos que integram o projeto estão preparando um rico repertório de toques, ritmos e canções já consagradas nas festividades em louvor aos Caboclos, assim como para outras entidades cultuadas nas nações Ketu, Jejê, Angola e Ijexá, que formam a diversidade das religiões de matriz africana.
LEIA MAIS: Ancestralidade e natureza: turismo afro-indígena promete movimentar economia baiana no pós-Covid
“Temos como objetivo manter e salvaguardar os ritmos sagrados”, afirma o idealizador do projeto, Tonsele Lacerda, ogã do terreiro Ajaguna e òjé do Ilê Axé Egun Aládé, de culto a babá egúngún.
A live terá será realizada no hub Casa Mar, espaço afrocentrado de inovação, cultura, sustentabilidade e empreendedorismo. O casarão azul, localizado no famoso Largo de Dinha do Acarajé, com vista para o mar do Rio Vermelho, sediou as primeiras atividades do projeto Irmãos no Couro, em seu início no ano de 2017.
LIVES NA PANDEMIA
Os Irmãos no Couro nasceu com oficinas de toques percussivos e cânticos sagrados ministradas por músicos de terreiros tradicionais do bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. A partir de 2020, com a pandemia e a suspensão das cerimônias nas casas de candomblé, o projeto ocupou a internet, em lives que proporcionaram aos religiosos uma aproximação com os ritmos e sons que marcam os rituais e festividades dos terreiros.
As lives dos Irmãos no Couro conquistaram seguidores de todo o país, que aguardam com expectativa essa segunda homenagem aos Caboclos, já que a de 02 de julho de 2020 foi um sucesso.
“O projeto Irmãos no Couro” preza pela preservação do conhecimento dos nossos ancestrais. Essa é a nossa maior bandeira, tudo pelo que fazemos tem esse ideal como firmamento. A defesa da nossa ancestralidade e a transmissão do nosso conhecimento com responsabilidade, seguindo sempre os ensinamentos dos nossos mais velhos e os nossos mestres”, explica o ogã Tonsele Lacerda.
Também integram os Irmãos no Couro os músicos: Júnior Pakapym, tata Kumbakeji do Unzo Oninboyá; Átila, tata do terreiro Tumba Junsara e Tiago, ogã do terreiro do Cobre. Os músicos já participaram de apresentações com artistas como Margareth Menezes, Gerônimo e Mateus Aleluia.
LEIA MAIS: Você pode doar água para instituições baianas comprando apenas uma Coca Cola; veja como
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.