Permanência do Vitória gera reações na política, com elogios de Bruno e Jerônimo
Leão venceu o São Paulo por 1 a 0: Permanência do Vitória gera reações na política, com elogios de Bruno e Jerônimo
Por João Tramm.
A manutenção do Leão da Barra para mais uma temporada na Série A do Campeonato Brasileiro não repercutiu apenas nas arquibancadas do Barradão. A permanência do Vitória gera reações na política, com elogios de Bruno e Jerônimo.
O Vitória venceu o São Paulo por 1x0, neste domingo (8), e escapou do rebaixamento na Série A em 2025, assegurando sua presença na elite do Campeonato Brasileiro em 2026. O gol decisivo saiu dos pés de um dos nomes mais importantes do elenco: o volante Baralhas.

Permanência do Vitória gera reações na política, com elogios de Bruno e Jerônimo
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou o impacto econômico e social da presença de um clube baiano na elite do futebol nacional.
“2026 vamos ter Vitória e Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro! Sou torcedor do Vitória e sei o quanto é importante permanecer na primeira divisão do campeonato brasileiro. É geração de empregos, oportunidades de negócios e tudo mais”, afirmou.
Rubro-negro declarado, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) também celebrou o feito. A partir de suas redes sociais, o petista comemorou o desfecho do duelo decisivo e expressou estar “muito feliz”, ressaltando o empenho do elenco e da direção esportiva. Ele fez questão de estender o reconhecimento também aos torcedores.
“Passando para parabenizar o @ECVitoria pela permanência na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Vamos, Nêgo”, escreveu.
Permanência do Vitória
Após abrir o placar, o time comandado por Jair Ventura adotou uma postura mais conservadora, reforçando a marcação e buscando contra-ataques. A tensão tomou conta do Barradão nos acréscimos — a arbitragem adicionou cinco minutos que pareciam intermináveis para os rubro-negros.
Quando o árbitro apitou aos 50 minutos, o Barradão lotado explodiu. A torcida entoou, em uníssono, o coro de “Fica, Leão, na primeira divisão”, comemorando uma permanência heroica. A combinação de resultados paralelos também ajudou: as derrotas de Fortaleza e Ceará garantiram ao Vitória a 15ª posição, afastado da zona da degola.
Do outro lado, o São Paulo deixou o gramado na 8ª colocação, logo atrás do Bahia, e passou a depender do desempenho do Cruzeiro na Copa do Brasil para ter chance de disputar a pré-Libertadores.
Neste Brasileirão que foi a edição com mais nordestinos na Série A — cinco ao total — caíram três clubes da região: Sport, Ceará e Fortaleza
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).