Colossal! Vitória vence São Paulo e fica na Série A em 2026
Com gol de Baralhas, o Vitória venceu o São Paulo e fica na Série A em 2026
Por Lucas Pereira.
Xô, rebaixamento! O Vitória venceu o São Paulo por 1x0 e escapou do rebaixamento na Série A em 2025 e ficará na Elite do Campeonato Brasileiro em 2026. O gol salvador foi marcado por um dos pilares do time, o volante Baralhas.

Sem Lucas Halter e Edu, machucados, o time do Vitória foi para campo neste jogo decisivo para definir a vida do time na Série A com Thiago Couto; Cáceres, Camutanga, Néris, Zé Marocs e Ramon; Baralhas, Willian Oliveira, Erick e Aitor Cantalapiedra; Renato Kayzer.
O árbitro Wilton Pereira Sampaio autorizou a saída de bola, mas depois teve que refazer o início do jogo. Como todas as partidas desta última rodada ocorrem simultaneamente, o árbitro acabou iniciando o jogo um pouco antes, mas se corrigiu.
Empurrado por um Barradão lotado, Erick deu a primeira finalização aos cinco minutos, batendo cruzado, para defesa de Rafael, no centro do gol. Aos 8 minutos, Erick fez uma enfiada para Kayzer, que caiu na área após divida com Arboleda; pênalti foi pedido pelos jogadores do Vitória, mas só houve escanteio.
Aos 15 minutos, o São Paulo respondeu com um chute de longe de Marcos Antônio, que levou perigo e saiu à direita do gol do Leão. No minuto seguinte, Willian Oliveira experimentou de longe e obrigou boa defesa de Rafael; mostrando que seria uma tarde de muito trabalho para o goleiro de 36 anos.
No minuto 18, blitz do Vitória no ataque e Kayzer chegou chutando na segunda trave; "São" Rafael fez milagre. Aos 22, novamente o goleiro atrapalhou a vida do Vitória; Erick arriscou de longe, com endereço, e o goleiro fez outra intervenção providencial. Dez minutos depois, outro chute de Willian Oliveira e mais uma vez Rafael impedindo o Rubro-Nengro de abrir o placar.
O São Paulo tentou assustar na cabeçada de Tapia, mas sem perigo. O mesmo Tapia, aos 46, recebeu lançamento longo e parou em Thiago Couto, cara a cara; última chance do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, Jair Ventura colocou Dudu e Matheuzinho nos lugares de Camutanga e Cantalapiedra. Crespo também mudou, colocou Pablo Maia e Lucca nas vagas de Alisson e Ferreirinha.
Logo aos 11 minutos, Erick tentou bater cruzado, mas mandou ao lado do gol. Aos 16, São Paulo ligou contra-ataque com superioridade numérica e Marcos Antônio obrigou Thiago Couto a fazer ótima defesa, mas o lance foi anulado por impedimento.
O torcedor do Vitória gelou por alguns instantes aos 20 minutos, após jogada do São Paulo, em que Pablo Maia mandou de longe e a bola foi rolando, raspando a trave esquerda de Thiago e saindo.
Aos 22 saiu o milagre do Barradão, gol de Baralhas após jogadaça do Vitória, de pé em pé. O lance tirou o time da zona de rebaixamento devido aos demais resultados dos adversários diretos.
⚽️ GOL DO VITÓRIA !
— GOL_TV (@GOL_TV_BR) December 7, 2025
Gabriel Baralhas | Vitória 1-0 São Paulo#Brasileirão2025 | #VITxSAO pic.twitter.com/fu5uqJN4dw
Aos 28, Renzo López, que havia acabo de entrar, recebeu livre após contra-ataque puxado por Fabri; na hora de bater, mandou fraco, no meio, para defesa de Rafael.
Com o 1x0 no placar, o time de Jair Ventura segurou o resultado e baixou as linhas. Na base da raça, o Leão se defendeu e tentava o contra-ataque. A arbitragem ainda deu mais cinco de acréscimos, para apreensão do torcedor Rubro-Negro.
E aos 50 minutos, quando soou o apito final, a imensa torcida do Leão soltou o grito de "Fica, Leão, na primeira divisão", para uma fuga heroica do rebaixamento em 2026. Graças aos tropeços de Fortaleza e Ceará, que perderam seus jogos, o Leão garantiu a 15ª posição, longe dos perigos da Série B.
O São Paulo, por sua vez, ficou na 8ª colocação, atrás do Bahia, e agora torce para que o Cruzeiro vença a Copa do Brasil para poder pegar uma vaguinha na pré-Libertadores.
Neste Brasileirão que foi a edição com mais nordestinos na Série A — cinco ao total — caíram três clubes da região: Sport, Ceará e Fortaleza

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).