O que é a 'Perna Cabeluda'? Conheça lenda que aparece em 'O Agente Secreto'

'O Agente Secreto', estrelado por Wagner Moura, chegou aos cinemas revivendo uma antiga lenda urbana de Recife: a 'Perna Cabeluda'

Por Bruna Castelo Branco.

Após acumular prêmios no Festival de Cannes e ser selecionado para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de 2026, “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, já chegou aos cinemas brasileiros. Estrelado por Wagner Moura, o longa se passa em 1977, no auge da ditadura militar, período marcado por tensões ideológicas, instabilidade, segredos que moldaram o cenário político do país e uma lenda urbana peculiar: a da “Perna Cabeluda”.

Uma das cenas mais comentadas pelo público envolve a descoberta de uma perna dentro da boca de um tubarão, que passa a aterrorizar a cidade e atacar pessoas nas ruas. A figura, que pode parecer absurda à primeira vista, é inspirada em uma lenda urbana pernambucana que Kleber incorpora ao filme como metáfora da sociedade da época.

+ Já curtiu? Foto de Wagner Moura causa frisson no Instagram do Oscar

É o molho! Wagner Moura dança com O Kanalha em pré-estreia no Glauber Rocha

O Agente Secreto, estrelado por Wagner Moura, chegou aos cinemas revivendo uma antiga lenda urbana de Recife: a Perna Cabeluda. | Foto: Literatura de Cordel/André Artes

O que é a “Perna Cabeluda”?

A história da “Perna Cabeluda” surgiu em Recife, na década de 1970, criada pelo escritor e jornalista Raimundo Carrero, então redator do Diário de Pernambuco. No mito, a criatura é descrita como um membro inferior coberto por pelos, com unhas deformadas, que se movimenta sozinho pelas ruas da cidade. Seus ataques ocorrem geralmente à noite, em locais escuros ou isolados, podendo invadir residências para golpear vítimas com chutes e rasteiras antes de desaparecer. Após um período aterrorizando uma região, a perna migraria para outra cidade.

A primeira publicação sobre o mito ocorreu em 1º de fevereiro de 1976, no Diário de Pernambuco. O relato ganhou popularidade e passou a ser reproduzido em programas de rádio, onde ouvintes compartilhavam supostos encontros com a criatura. Segundo Carrero, a origem da história foi uma piada contada por um amigo, em meio ao hábito dos jornalistas de narrar casos improváveis entre si.

A figura, que pode parecer absurda à primeira vista, é inspirada em uma lenda urbana pernambucana que Kleber incorpora ao filme como metáfora da sociedade da época. | Foto: Arquivo

Historiadores, no entanto, interpretam a lenda como um reflexo simbólico da violência urbana e da tensão política daquele período. Em uma Recife marcada pelo aumento da criminalidade e pela censura da ditadura, uma perna sem corpo, rosto ou identidade teria surgido como representação alegórica desse cenário.

Em entrevista concedida em 2019 ao portal Aventuras na História, Carrero explicou como nasceu o conto: “Como vivíamos sob a Ditadura Militar e muito conteúdo não podia ser publicado devido à censura, o então editor do Diário de Pernambuco e hoje ministro do Superior Tribunal da Justiça, Og Marques Fernandes, incumbiu a mim uma coluna policial com casos tidos como absurdos. Surgiu aí a história da Perna Cabeluda”.

A história da Perna Cabeluda surgiu em Recife, na década de 1970, criada pelo escritor e jornalista Raimundo Carrero. | Foto: Leopoldo Conrado Nunes/Acervo Pernambuco

Desde então, a lenda se consolidou no imaginário popular, ultrapassando jornais e rádios para ganhar espaço em livros, artesanato, produções audiovisuais e manifestações culturais.

Ambientado nos anos 1970, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que retorna a Recife após um período fora do país. O elenco também conta com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Roberio Diogenes, Hermila Guedes, Tânia Maria, Isabél Zuaa e Alice Carvalho.

Ambientado nos anos 1970, O Agente Secreto acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um pesquisador que retorna a Recife após um período fora do país. | Foto: Divulgação

LEIA MAIS: Wagner Moura tem o molho? Veja resposta do ator baiano

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.