'O Agente Secreto', estrelado por Wagner Moura, representará o Brasil no Oscar 2026
Protagonizado por Wagner Moura, o filme 'O Agente Secreto' se passa em 1977, durante a ditadura militar
Por Bruna Castelo Branco.
A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta segunda-feira (15), que o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026.
Protagonizado por Wagner Moura, o longa se passa em 1977, durante a ditadura militar, e acompanha Marcelo, especialista em tecnologia que deixa São Paulo rumo ao Recife em busca de recomeço. No entanto, em meio ao Carnaval, descobre que está sendo vigiado. O elenco conta ainda com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho. A estreia nos cinemas brasileiros está prevista para novembro.
Na última quarta-feira (10), durante a estreia do filme em Recife, Wagner disse, em entrevista à BBC News Brasil, que presenciou reações bem diferentes em festivais internacionais nos Estados Unidos. “A gente está hoje vendo as instituições funcionando [no Brasil], vendo um crime contra a democracia sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal, enquanto que nos festivais norte-americanos pelos quais o filme passou, a gente sentia uma certa tristeza dos americanos, quase uma inveja”.
+ Wagner Moura retorna aos palcos com estreia mundial de peça em Salvador
Em maio, o filme venceu os prêmios de melhor direção (Kleber Mendonça Filho) e melhor ator (Wagner Moura) no Festival de Cannes, conquistas que fortaleceram suas chances de indicação, segundo a revista Variety.
Carreira do diretor
Kleber Mendonça Filho, 56, é considerado um dos principais nomes do cinema brasileiro contemporâneo. Jornalista de formação e ex-crítico, tem cinco longas no currículo: O Som ao Redor (2012), Aquarius (2016), estrelado por Sônia Braga, Bacurau (2019), codirigido por Juliano Dornelles e vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, além dos documentários Crítico (2008) e Retratos Fantasmas (2023).
A disputa nacional
A escolha foi feita por uma comissão da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, formada por 15 membros titulares e 5 suplentes. O longa de Mendonça Filho superou outros cinco concorrentes:
-
Baby, de Marcelo Caetano
-
Kasa Branca, de Luciano Vidigal
-
Manas, de Marianna Brennand
-
O Último Azul, de Gabriel Mascaro
-
Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
Oscar 2026
O prazo final para a inscrição dos filmes é 1º de outubro. A lista de indicados será divulgada em 22 de janeiro de 2026, e a cerimônia está marcada para 15 de março do mesmo ano, em Los Angeles.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).