Nanda Costa e Lan Lanh abrem a Fliquinha na FLICA 2025; veja programação
As artistas Nanda Costa e Lan Lanh participam da mesa de abertura da Fliquinha, espaço da FLICA dedicado às crianças
Por Bruna Castelo Branco.
As artistas Nanda Costa e Lan Lanh participam da mesa de abertura da Fliquinha, espaço da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) dedicado às crianças. O encontro será realizado no dia 23 de outubro, às 14h, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB (CAHL), em Cachoeira, e terá mediação da escritora e curadora Emília Nuñez.
Um dos destaques da conversa será o projeto infantil Uki Kerê Ké, mantido por Nanda e Lan Lanh no YouTube. Também estarão em pauta experiências de maternidade e a relação das crianças com as telas.
“Vamos falar sobre a experiência de maternidade de Lan Lanh e Nanda, que têm duas filhas. São duas mulheres que trazem uma maternidade ativa e leitora, então conversaremos sobre como os livros nos apoiam na maternidade”, afirma Emília Nuñez, que pelo segundo ano consecutivo assina a curadoria da Fliquinha.
Durante a mesa, serão exibidos clipes do canal das artistas, em uma atividade voltada às crianças, mas aberta a toda a família.
A curadora também antecipou que o debate abordará o impacto das telas no cotidiano infantil. “Podemos pensar na ‘boa tela’, como o projeto de Lan Lanh e Nanda, que agrega muita coisa às crianças, as estimula a cantar e a brincar. A tela não é vilã, mas os adultos precisam acompanhar o que as crianças assistem”, destaca.
FLICA 2025
A 13ª edição da FLICA acontece entre os dias 23 e 26 de outubro, com o tema “Ler é Massa!”. A programação reúne mais de 60 autores nacionais e internacionais, além de artistas e leitores, em três espaços principais: Tenda Paraguaçu, Fliquinha e Geração Flica. O lançamento oficial ocorreu em agosto, durante coletiva na Biblioteca Central do Estado da Bahia, em Salvador.
Entre os nomes confirmados estão Bárbara Carine, Paula Pimenta, NegaFyah, Russo Passapusso, Rita Batista, Lirinha, Aline Midlej, Leozito Rocha, Nelson Pretto, Mário Kertész, além dos convidados internacionais Gabriela Wiener (Peru) e Atef Abu Saif (Palestina).
A curadoria é formada por Wesley Correia, Emília Nuñez, Deco Lipe e Linnoy Nonato. A realização é da Schommer Produções, em parceria com a Prefeitura de Cachoeira e a LDM.
Todos os espaços terão acessibilidade com rampas, sanitários adaptados, intérpretes de Libras e recursos de tradução para deficientes visuais.
A FLICA 2025 é realizada pelo Governo da Bahia, por meio do FazCultura, SecultBA e Sefaz, além da Caixa e do Governo Federal. Também integra o Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon e da Secretaria de Educação da Bahia.
Serviço:
FLICA 2025 – Festa Literária Internacional de Cachoeira
Quando: 23 a 26 de outubro de 2025
Mesa de abertura da Fliquinha: Nanda Costa e Lan Lanh, com mediação de Emília Nuñez | 23 de outubro, às 14h
Onde: Fliquinha – CAHL/UFRB, Cachoeira
Mais informações: flica.com.br | @flicaoficial
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).