FLICA 2025 terá mesas com Russo Passapusso e Gregório Duvivier; veja programação

A FLICA também busca impulsionar o mercado editorial, o turismo e a economia criativa de Cachoeira

Por Bruna Castelo Branco.

Entre os dias 23 e 26 de outubro, a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, sediará a 13ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), um dos principais eventos literários do país. Com o tema “Ler é Massa!”, a programação reunirá mais de 60 autores nacionais e internacionais, além de artistas, estudantes e leitores. O lançamento oficial ocorreu na terça-feira (26), durante coletiva na Biblioteca Central do Estado da Bahia, em Salvador.

A FLICA 2025 propõe quatro dias de encontros literários, musicais e artísticos, reforçando a literatura como instrumento de transformação social e de formação de leitores. A festa também busca impulsionar o mercado editorial, o turismo e a economia criativa da região.

+ OSBA promove fórum de Orquestras Sinfônicas e concerto em homenagem a Gal Costa

+ Cantora argentina é acusada de plagiar 'Cálice' por Chico Buarque e Gilberto Gil

A FLICA 2025 propõe quatro dias de encontros literários. | Foto: Divulgação

O evento contará com três espaços principais — Tenda Paraguaçu, Fliquinha e Geração Flica —, além de uma programação artística dividida entre o Palco dos Ritmos e o Palco Raízes. A curadoria é assinada por Wesley Correia, Emília Nuñez, Deco Lipe e Linnoy Nonato. Todos os espaços terão acesso gratuito, indicação etária livre, tradução em libras e audiodescrição.

Tenda Paraguaçu

Principal palco de debates e mesas literárias, a Tenda Paraguaçu reunirá autores de diferentes origens e estilos. Entre os convidados estão Russo Passapusso, cantor e compositor; Rita Batista, jornalista e apresentadora; Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti 2024; Gregório Duvivier, ator e escritor; Atef Abu Saif, escritor palestino e ex-ministro da Cultura; e Lirinha, fundador do Cordel do Fogo Encantado.

“Quem estiver por lá, terá acesso a um espaço de debate, com uma diversidade imensa de pensamentos e de informações. A literatura está mais viva do que nunca”, afirma Wesley Correia, um dos curadores.

Principal palco de debates e mesas literárias, a Tenda Paraguaçu reunirá autores de diferentes origens e estilos. | Foto: Divulgação

Fliquinha

Voltada para o público infantil, a Fliquinha terá programação com teatro, música, contação de histórias e encontros com autores mirins e consagrados. Entre os destaques estão Roseana Murray, poetisa carioca; Vanderson Nascimento, apresentador da TV Bahia; Tino Freitas, autor de literatura infantil; e a contadora de histórias Vovó Cici de Oxalá.

“O intuito é fazer com que a criança perceba que ler é divertido, traz coisas positivas, que ler é massa mesmo”, diz Emília Nuñez, curadora do espaço.

Geração Flica

Dedicada ao público jovem, a Geração Flica vai abordar literatura juvenil, romances adolescentes, identidade, gênero, sexualidade, afrofuturismo e temas ligados à cultura digital. Participam nomes como Paula Pimenta, referência da literatura juvenil; NegaFyah, multiartista soteropolitana; Ezequiel Vitor Tuxá, escritor e pesquisador indígena; Mariana Paiva, autora baiana; além da dupla Afrofuturas e da atriz e criadora digital Goka.

“Eu quero que as pessoas entendam que temos uma literatura viva. Nossa convocação é para mostrar essa literatura jovem, que é pop, pulsante e muito massa de ser consumida”, afirma Deco Lipe, curador da Geração Flica.

Programação artística

O evento também contará com shows no Palco dos Ritmos, com atrações como Adão Negro, Sine Calmon, Coral Afro da Bahia, Lazzo e Márcia Short. Já o Palco Raízes terá nomes como Maira Lins, JP Castelhano, Reina & Alvenaria FC e Amarildo Fire, que comandará o “Flicaokê”.

“Após um dia inteiro de imersão literária, o evento culmina com um momento de celebração marcado pela música e por vozes potentes do Recôncavo”, afirma Linnoy Nonato, curador artístico.

Embaixadores

Pela primeira vez, a FLICA terá embaixadores. Em 2025, a função será exercida por Leozito Rocha, humorista; o casal de artistas Nanda Costa e Lan Lanh, criadoras do projeto infantil Uki Kerê Ké; e Vanessa Dantas, secretária de Educação de São Francisco do Conde, homenageada pela contribuição ao evento.

A 13ª edição da FLICA é patrocinada pelo Governo do Estado, por meio do FazCultura, SecultBA, Sefaz, Caixa e Governo Federal, dentro do projeto Bahia Literária. O evento tem apoio da Embasa e Acelen, realização da Schommer Produções e parceria da Prefeitura de Cachoeira e da livraria LDM.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.