Pescador de 67 anos desaparece na Baía de Todos-os-Santos
Barco foi achado na Ilha de Maré, mas o pescador Benedito de Castro Brito segue sumido; Marinha realiza buscas em meio a alerta de mau tempo
Por Thiago Conceição.
O pescador Benedito de Castro Brito, de 67 anos, morador da localidade do Boa Vista do Lobato, em Salvador, está desaparecido desde a sexta-feira (26) após sair para pescar sozinho na Baía de Todos-os-Santos.
Seu barco de pesca, o 'Romance das Águas', foi encontrado encalhado nas proximidades da Praia das Neves, na Ilha de Maré, por outros pescadores da região. Documentos e o celular de Benedito estavam na embarcação, mas ele não foi localizado.
Busca e salvamento de pescador em andamento
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), informou que tomou conhecimento do desaparecimento na manhã deste sábado (27) e iniciou imediatamente uma operação de Busca e Salvamento (SAR). Militares e embarcações estão mobilizados nas buscas, que contam com o apoio da comunidade náutica local.
Segundo informações preliminares, o pescador havia comunicado à família que retornaria para casa, o que, infelizmente, não ocorreu.
Pescador desaparecido saiu durante alerta de mau tempo
A CPBA destacou que as operações estão ocorrendo sob condições adversas de navegação. Neste sábado (27), está em vigor a bandeira vermelha de navegação na Baía de Todos-os-Santos e no litoral baiano, indicando condições meteorológicas desfavoráveis. Um aviso de mau tempo, com alerta de ressaca para o litoral, emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha, também está ativo.
A Marinha reforça a importância de utilizar o telefone 185 para comunicação de emergências no mar ou em rios, disponível 24 horas.
Vendavais e chuvas em grande parte da Bahia
O início da primavera será marcado por instabilidades climáticas em praticamente todo o território baiano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cerca de 350 municípios estão sob alerta para ventos fortes neste sábado (27) e domingo (28), o que representa 83,9% do estado.
Segundo o aviso emitido na quinta-feira (25), as rajadas podem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com risco reduzido de queda de galhos de árvores. Algumas localidades também devem registrar chuvas intensas e baixa umidade do ar.
Outros casos de desaparecimento que chamaram a atenção
No âmbito de casos de desaparecimentos de repercussão na Bahia, está o caso das irmãs baianas Nathalia Dantas Handan Nunes, de 23 anos, e Nicole Dantas Handan Nunes, de 20, que haviam sido dadas como desaparecidas por familiares, na verdade, estavam presas após serem flagradas roubando chocolates e outros itens em um supermercado de Vitória, no Espírito Santo.
O caso aconteceu na última quinta-feira (25). Amigos das jovens chegaram a compartilhar nas redes sociais pedidos de ajuda para localizá-las, sem saber que elas já estavam detidas. A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) confirmou que Nathalia e Nicole deram entrada no Centro Prisional Feminino de Cariacica na manhã desta sexta-feira (26).
Outro caso recente envolveu o jovem Lucas Santana da Gama, de 18 anos, que teve o corpo encontrado no último dia 9, na Praia de Amaralina, em Salvador. O jovem estava desaparecido desde o domingo (7), quando nadava no mar durante um passeio com a família.
A vítima foi localizada boiando por agentes do Corpo de Bombeiros, que realizavam buscas desde o desaparecimento.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).