Polícia Civil conclui inquérito sobre caso das mulheres mortas em Ilhéus

Polícia Civil concluiu inquérito e divulgou que homem foi indiciado por latrocínio no caso das três mulheres assassinadas em Ilhéus, no sul da Bahia

Por Da redação.

A Polícia Civil da Bahia concluiu o inquérito que apura o caso das três mulheres assassinadas em Ilhéus e indiciou um homem pelo crime de latrocínio. As vítimas são Alexsandra Oliveira Suzart, de 45 anos, Maria Helena do Nascimento Bastos, de 41, e Mariana Bastos da Silva, de 20 anos.

As mortes ocorreram em 15 de agosto de 2025, no município do sul da Bahia. De acordo com a investigação, há indícios suficientes de autoria e materialidade, o que levou ao indiciamento do suspeito e à representação pela prisão preventiva.

Corpos das três mulheres assassinadas em Ilhéus foram encontrados em agosto de 2025

O procedimento foi conduzido pelo Núcleo de Homicídios de Ilhéus e pela 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (7ª Coorpin/Ilhéus), com apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e de outras unidades especializadas.

O inquérito foi finalizado e encaminhado ao Poder Judiciário em 19 de dezembro de 2025. A partir da conclusão das investigações, o Ministério Público da Bahia ofereceu denúncia, entendendo que o conjunto probatório sustenta a responsabilização penal do investigado.

A denúncia foi distribuída à 1ª Vara Criminal da Comarca de Ilhéus, onde aguarda apreciação do juízo. Durante a apuração, foram realizadas diligências de campo, análise de imagens de câmeras de segurança, exames periciais e oitivas de familiares e testemunhas.

As investigações contaram ainda com o apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pelas perícias no local do crime, exames necroscópicos, confrontação genética e outras análises técnicas que contribuíram para o esclarecimento do caso.

Polícia ampliou prazo para concluir inquérito sobre as três mulheres mortas em Ilhéus, Bahia

Em setembro do ano passado, a Polícia Civil ampliou o prazo para concluir o inquérito relacionado ao triplo homicídio. Os corpos das vítimas foram encontrados no dia 16 de agosto.

A corporação disse, na ocasião, que a ampliação do prazo foi necessária para a realização de novas diligências e para a complementação de laudos periciais. O objetivo é reunir elementos adicionais que permitam avançar nas investigações.

Para dar suporte às apurações, os Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Inteligência Policial (DIP) foram mobilizados. Antes, o delegado-geral André Viana se reuniu com gestores das unidades na sede da Polícia Civil, em Salvador, para traçar estratégias integradas. Análises estão sendo conduzidas pelo Laboratório de Inteligência Cibernética (Ciberlab) do DIP.

Um homem, que havia sido preso preventivamente pelo homicídio de Lucas dos Santos Nascimento e em flagrante por tráfico de drogas, continua na condição de investigado pelos homicídios de Maria Helena do Nascimento Bastos, Mariana Bastos da Silva e Alexsandra Oliveira Suzart.

Homem preso preventivamente durante investigação das mortes das três mulheres

A Polícia Civil afirmou, à época, que um dos laudos periciais não conseguiu obter dados suficientes para excluir ou confirmar a participação do suspeito. Segundo o release, "o material coletado para a análise científica não corroborou de forma decisiva" para a conclusão dos exames.

A investigação avaliou outros elementos além da suposta confissão do investigado, paralelamente a exames periciais que ainda estão em andamento. A Polícia Civil ressaltou que outros desdobramentos do caso são mantidos em sigilo para não comprometer as apurações.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.