Brasil bate Portugal e é 1º campeão da Copa do Mundo de Futsal Feminino
Emillly, Amandinha e Débora Vanin marcam gols do título inédito em edição inaugural da Copa do Mundo de Futsal Feminino
Por Júlia Naomi.
O Brasil derrotou Portugal por 3 a 0 e se tornou o primeiro campeão da história da Copa do Mundo de Futsal Feminino da Fifa. A decisão da edição inaugural da competição ocorreu na manhã deste domingo (7), nas Filipinas. Antes de 2025, as federações nacionais organizavam um Torneio Mundial, de forma não oficial.

O gol que abriu o placar da vitória brasileira foi marcado por Emilly, após Amandinha arrancar na defesa, passar por duas adversárias e mandar o passe para Ana Luiza. A pivô aguardou o momento certo para chutar para a goleadora da vez, que marcou seu sexto ponto no campeonato.
Amandinha, ampliou a vantagem brasileira aos três minutos do segundo tempo. Quando o jogo estava acabando, Portugal tentou usar a estratégia de goleira-linha. Débora Vanin aproveitou a oportunidade e chutou do próprio campo para acertar o gol livre, coroando a vitória com um terceiro ponto, nos últimos dois minutos de jogo.
Apesar da diferença de pontos, a partida foi equilibrada, sendo definida por destaques individuais. O terceiro lugar do pódio ficou para a Espanha, vencida pelo Brasil na semifinal por 4 a 1.

Brasil na Copa do Mundo de Futsal Feminino
Ao longo do campeonato, a seleção brasileira construiu uma trajetória invicta, vencendo todos os seis jogos, com 32 gols marcados e apenas 4 sofridos. Na campanha, derrotou Irã, Itália, Panamá, Japão, Espanha e Portugal.
Campanha do título
Brasil 4 x 1 Irã
Brasil 6 x 1 Itália
Panamá 0 x 9 Brasil
Brasil 6 x 1 Japão
Brasil 4 x 1 Espanha
Brasil 3 x 0 Portugal
Atletas premiadas
Bola de Ouro adidas: Emilly (Brasil)
Bola de Prata adidas: Débora Vanin (Brasil)
Bola de Bronze adidas: Lídia Moreira (Portugal)
Prêmio Fair Play da FIFA: Brasil
Chuteira de Ouro adidas: Emilly (Brasil)
Chuteira de Prata adidas: Irene Córdoba (Espanha)
Chuteira de Bronze adidas: Lídia Moreira (Portugal)
Luva de Ouro adidas: Ana Catarina (Portugal)
Lula assina PLs para criar universidades federais Indígena e do Esporte
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou dois projetos de lei para a criação da Universidade Federal Indígena (Unind) e da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), em uma cerimônia no Palácio do Planalto, no dia 27 de novembro de 2025. Os textos serão enviados ao Congresso Nacional para votação.

A UFEsporte será um centro acadêmico e desportivo para fomentar o esporte de alto rendimento no Brasil, além de formar de profissionais de excelência e contribuir para a implementação de políticas públicas e inclusão social.
Com sede principal em Brasília e centros de excelência nas cinco regiões do país, serão oferecidos cursos de bacharelado, tecnólogos e pós-graduação, nas modalidades presencial, semipresencial e EaD. A previsão do Planalto é que a instituição atenda 3 mil estudantes nos próximos quatro anos.
O presidente Lula anunciou o plano de criação de uma universidade voltada para o esporte no dia 28 de agosto de 2025, em um evento no Palácio do Planalto com a presença de atletas de ginástica brasileiras que conquistaram resultados inéditos no Mundial de Ginástica Rítmica, realizado no Rio de Janeiro.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).