Brasil bate Portugal e é 1º campeão da Copa do Mundo de Futsal Feminino

Emillly, Amandinha e Débora Vanin marcam gols do título inédito em edição inaugural da Copa do Mundo de Futsal Feminino

Por Júlia Naomi.

O Brasil derrotou Portugal por 3 a 0 e se tornou o primeiro campeão da história da Copa do Mundo de Futsal Feminino da Fifa. A decisão da edição inaugural da competição ocorreu na manhã deste domingo (7), nas Filipinas. Antes de 2025, as federações nacionais organizavam um Torneio Mundial, de forma não oficial.

Brasil é primeiro campeão da história da Copa do Mundo de Futsal Feminino. Foto: Divulgação / FIFA

O gol que abriu o placar da vitória brasileira foi marcado por Emilly, após Amandinha arrancar na defesa, passar por duas adversárias e mandar o passe para Ana Luiza. A pivô aguardou o momento certo para chutar para a goleadora da vez, que marcou seu sexto ponto no campeonato.

Amandinha, ampliou a vantagem brasileira aos três minutos do segundo tempo. Quando o jogo estava acabando, Portugal tentou usar a estratégia de goleira-linha. Débora Vanin aproveitou a oportunidade e chutou do próprio campo para acertar o gol livre, coroando a vitória com um terceiro ponto, nos últimos dois minutos de jogo.

Apesar da diferença de pontos, a partida foi equilibrada, sendo definida por destaques individuais. O terceiro lugar do pódio ficou para a Espanha, vencida pelo Brasil na semifinal por 4 a 1.

Seleção brasileira comemora título inédito na Copa do Mundo De Futsal Feminino. Foto: Divulgação / FIFA

Brasil na Copa do Mundo de Futsal Feminino

Ao longo do campeonato, a seleção brasileira construiu uma trajetória invicta, vencendo todos os seis jogos, com 32 gols marcados e apenas 4 sofridos. Na campanha, derrotou Irã, Itália, Panamá, Japão, Espanha e Portugal.

Campanha do título


Brasil 4 x 1 Irã
Brasil 6 x 1 Itália
Panamá 0 x 9 Brasil
Brasil 6 x 1 Japão
Brasil 4 x 1 Espanha
Brasil 3 x 0 Portugal

Atletas premiadas


Bola de Ouro adidas: Emilly (Brasil)
Bola de Prata adidas: Débora Vanin (Brasil)
Bola de Bronze adidas: Lídia Moreira (Portugal)

Prêmio Fair Play da FIFA: Brasil

Chuteira de Ouro adidas: Emilly (Brasil)
Chuteira de Prata adidas: Irene Córdoba (Espanha)
Chuteira de Bronze adidas: Lídia Moreira (Portugal)

Luva de Ouro adidas: Ana Catarina (Portugal)

Lula assina PLs para criar universidades federais Indígena e do Esporte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou dois projetos de lei para a criação da Universidade Federal Indígena (Unind) e da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), em uma cerimônia no Palácio do Planalto, no dia 27 de novembro de 2025. Os textos serão enviados ao Congresso Nacional para votação.

Ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação), Rui Costa (Casa Civil) e Camilo Santana (Educação), ao lado do presidente Lula, em cerimônia de assinatura dos PLs para criação das Universidades Federias Indígena e do Esporte. Foto: Ricardo Stuckert / PR

A UFEsporte será um centro acadêmico e desportivo para fomentar o esporte de alto rendimento no Brasil, além de formar de profissionais de excelência e contribuir para a implementação de políticas públicas e inclusão social.

Com sede principal em Brasília e centros de excelência nas cinco regiões do país, serão oferecidos cursos de bacharelado, tecnólogos e pós-graduação, nas modalidades presencial, semipresencial e EaD. A previsão do Planalto é que a instituição atenda 3 mil estudantes nos próximos quatro anos.

O presidente Lula anunciou o plano de criação de uma universidade voltada para o esporte no dia 28 de agosto de 2025, em um evento no Palácio do Planalto com a presença de atletas de ginástica brasileiras que conquistaram resultados inéditos no Mundial de Ginástica Rítmica, realizado no Rio de Janeiro

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.