Travessia Salvador–Morro de São Paulo opera com conexão em Itaparica

Travessia Salvador–Morro de São Paulo opera com conexão em Itaparica às devido as condições desfavoráveis de navegação, Ferry-Boat funciona normalmente..

Por Da redação.

 A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) informa que a Travessia Salvador–Morro de São Paulo segue operando nesta quarta-feira (12) em esquema especial com conexão em Itaparica e em Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. A medida foi adotada devido às condições desfavoráveis de navegação, com ventos fortes e mar agitado, que têm impossibilitado a operação direta dos catamarãs desde a última segunda-feira (10).

Travessia Morro De São Paulo | Foto:   Divulgação/BioTur

No esquema semi-terrestre, os passageiros embarcam no Terminal Náutico de Salvador com destino a Itaparica, onde seguem de ônibus dos operadores até a Ponta do Curral, em Valença. Dali, realizam uma pequena travessia de lancha até o Morro de São Paulo.

Também há opção de conexão pelo Terminal de Bom Despacho, com deslocamento de ferry-boat até a Ilha de Itaparica e, em seguida, ônibus até a Ponta do Curral, onde o trajeto é finalizado por lancha até o destino final.

O tempo médio de viagem com conexão é de aproximadamente 3 horas e 20 minutos, cerca de uma hora a mais em relação ao percurso direto.

Lancha Travessia| Foto: Divulgação

Os horários de saída de Salvador são às 9h, 10h30 e 14h30.
Do Morro de São Paulo, as partidas acontecem às 11h30, 13h30 e 14h.

O valor das passagens é de R$ 152,51 (Salvador–Morro de São Paulo) e R$ 138,71 (Morro de São Paulo–Salvador).

A Astramab orienta que os passageiros confirmem os horários e condições de viagem antes do embarque, devido à possibilidade de ajustes conforme as condições de navegação.

Funcionamento do Ferry-Boat 

Nesta quarta-feira, os ferries à disposição da operação são: Maria Bethânia, Dorival Caymmi, Anna Nery e Ivete Sangalo, com movimento tranquilo para veículos e pedestres nos terminais São Joaquim e Bom Despacho. Para verificar a movimentação nos terminais São Joaquim e Bom Despacho em qualquer horário, consulte o filômetro.

Veículos pesados: Suspender, em caráter emergencial, no sentido São Joaquim x Bom Despacho, das 5h das vésperas de feriados até as 15h do dia posterior ao feriado; e, no sentido Bom Despacho x São Joaquim, das 5h do dia do feriado até as 15h do dia seguinte ao feriado, a travessia/ embarque de ônibus, jamanta, caminhão simples, caminhão trucado e micro-ônibus, como também reboque e utilitário com capacidade de carga a partir de 1.500kg (Hum mil e quinhentos quilos).

Canais de verificação de funcionamento e agendamento

Hora Marcada: Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço exclusivo de veículos, é necessário acessar o site . As passagens são disponibilizadas no site com 30 dias de antecedência.

Filômetro: Os clientes podem consultar o movimento nas filas do sistema Ferry-Boat através do site da Concessionária, na aba filômetro. O fluxo é atualizado diariamente, após cada embarque.

Canal de Atendimento ao Cliente: O contato com a ITS para dúvidas, sugestões ou reclamações sobre o sistema Ferry-Boat pode ser feito pelo e-mail: [email protected]. Para cancelamentos e reembolsos: [email protected]; outras solicitações: através do telefone (71) 3103-2050, com funcionamento de segunda a sábado, de 7:00 às 19:00.

Outro meio de agendamento: Veículos de passeio podem realizar agendamento por meio do ba.gov.br, plataforma eletrônica de serviços do Estado. Diferente do serviço Hora Marcada, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço. O motorista só paga pelo bilhete da passagem ao se apresentar no guichê, momentos antes de realizar a viagem.

O cliente deve comparecer com 60 minutos de antecedência ao horário agendado para embarque.     

Bilheteria: A bilheteria do Sistema Ferry-Boat é eletrônica, considerando as capacidades das embarcações a cada viagem. São aceitos pagamentos em dinheiro, cartões de crédito, débito e PIX, diretamente na Bilheteria.

Para o Ferry-Card com saldo, o cliente poderá utilizar até 05 passagens por trecho em cada terminal. Orientamos que a compra de créditos ocorra com antecedência do seu embarque, nos guichês de venda, nas bilheterias de pedestres dos terminais.

O usuário ainda tem a opção de realizar o acesso na catraca através da tecnologia EMV, sistema de aproximação (com os cartões de crédito e débito liberados para esta modalidade). As transações de compra de passagens nesta categoria são de responsabilidade das operadoras de cartões.

Os terminais contam com sistema eletrônico nas catracas que encerram o acesso de pedestres após atingir a capacidade de cada embarcação, independente da modalidade de pagamento utilizada. O sistema de vendas e acessos encerram com 10 minutos de antecedência para as devidas logísticas de embarque do horário previsto.

Atendimento preferencial: O atendimento a passageiros com passe livre e gratuidades por lei, é feito por meio de guichês exclusivos. O beneficiário deve apresentar documento oficial com foto para identificação. A regra obedece também para os acompanhantes

 

LEIA MAIS: Chuva em Salvador provoca alagamentos e queda de árvore; veja

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.