Sistema Ferry-Boat retoma operação em Salvador após fortes chuvas

Sistema Ferry-Boat realizava a travessia Salvador-Itaparica com apenas duas embarcações nos últimos três dias devido ao temporal

Por Anna Caroline Santiago.

As atividades do Sistema Ferry Boat devem ser retomadas ainda nesta quinta-feira (23), após ficarem parcialmente suspensas por três dias. A suspensão na travessia Salvador-Itaparica ocorreu em determinação da Capitania dos Portos da Bahia, devido às fortes chuvas que atingiram Salvador nos últimos dias.

A interrupção ocorreu após a água invadir o compartimento de veículos do ferry Maria Bethânia durante uma travessia na última segunda-feira (20). Durante esse período, apenas três embarcações permaneciam em operação.

Sistema Ferry-Boat retoma operação em Salvador após fortes chuvas.Foto: Reprodução | ITS

Segundo orientação da Autoridade Marítima, apenas as embarcações de maior porte, como Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi, estavam autorizadas a operar. Além disso, as viagens devem transportar somente passageiros; veículos pesados e caminhões continuam proibidos.

Apesar da autorização para o retorno integral do serviço, o embarque de veículos pesados ainda não tem previsão de liberação. A medida segue normas de segurança da navegação e de salvaguarda da vida humana no mar. A Internacional Travessias informou que continuará monitorando as condições meteoceanográficas e manterá o público informado sobre qualquer nova atualização.

Água invade embarcação

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o nível da água dentro do ferry, com passageiros correndo para pegar coletes salva-vidas.

Alerta de chuvas em Salvador

Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu alerta, no início da semana, para ocorrência de chuvas moderadas a fortes ao longo do dia, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. 

De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, esta será uma semana de muita chuva na capital baiana e a população deve estar atenta aos canais de acesso ao órgão.

Em caso de emergência, quem tiver alguma necessidade deve ligar para o telefone 199. As equipes da Defesa Civil estão trabalhando em regime de plantão, 24h por dia.

A Bahia entrou em alerta para chuvas intensas no domingo (19), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, que também abrange outros 11 estados e o Distrito Federal, está em vigor desde as 10h deste domingo e segue até as 10h de segunda-feira (20).

Com a suspensão parcial da operação por parte da Marinha, dois Ferry-Boat fazem a travessia. Foto: ITS

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.