Obras do viaduto alteram trânsito na Tancredo Neves a partir desta quarta
Intervenções para construção do Viaduto Antônio Linhares na av. ACM irão alterar o fluxo de veículos a partir desta quarta-feira
Por Rosana Bomfim.
As intervenções para a construção do viaduto Antônio Linhares, na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), irão alterar o fluxo de veículos na Avenida Tancredo Neves entre esta quarta-feira (10) e a próxima terça (16). As mudanças, segundo a Transalvador, serão necessárias para a instalação de vigas metálicas e para o processo de montagem e posterior desmontagem de guindastes utilizados na obra.

O trecho mais impactado será a área próxima à Rodoviária, especialmente em frente ao Posto Mataripe, onde ficará instalado um guindaste de aproximadamente 500 toneladas.
A presença do equipamento irá interditar uma das faixas da via principal. Para minimizar os efeitos no trânsito, a autarquia liberou a circulação de veículos em duas faixas internas do posto, permitindo a formação de até três faixas de rolamento no sentido Rótula do Abacaxi durante todo o período de intervenções.
Entre as 21h de sábado (12) e as 5h de domingo (13), o viaduto Raul Seixas terá o fluxo totalmente bloqueado, assim como as operações do metrô e do BRT no mesmo intervalo.

Ao longo do sábado, os acessos à Via Expressa para quem trafega pela Av. Tancredo Neves ou pela Av. Paralela também permanecerão interditados.
A Transalvador informou, ainda, que, nas noites de sexta e sábado, uma carreta realizará uma manobra especial: sairá da via exclusiva do BRT e seguirá pelo contrafluxo da Av. Tancredo Neves, nas proximidades da Estação Detran do metrô, utilizando as faixas da esquerda até o trecho em frente à rodoviária. Com isso, os motoristas que seguirem no sentido Rótula do Abacaxi deverão permanecer nas faixas da direita.
A autarquia recomenda que os condutores evitem a região durante o içamento das vigas, utilizando a Avenida Luís Eduardo Magalhães como rota alternativa.
De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, a conclusão das obras do viaduto está prevista para janeiro de 2026, embora a gestão municipal ainda não tenha definido uma data exata para a entrega.
Obras do BRT
Em novembro, desmontagem do guindaste utilizado na construção do novo viaduto, que deveria ter sido concluída no domingo (8), causou bloqueio em duas faixas na ACM
Com o bloqueio, o trânsito se manteve lento no trecho para veículos que vêm da Avenida Bonocô. As intervenções fazem parte do projeto Nova Circulação da Avenida Tancredo Neves, conduzido pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) em parceria com a Transalvador. As vias foram liberadas na terça-feira (11).
LEIA MAIS: Trens do VLT iniciam preparação para operação assistida em 2026
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).