Novo viaduto deve reduzir tempo de deslocamento na Av. ACM
Novo viaduto em Salvador amplia a mobilidade na região; saiba detalhes
Por Da Redação.
Um novo viaduto de retorno na Avenida ACM, próximo ao 3º Batalhão de Bombeiros Militar, foi entregue pela Prefeitura de Salvador nesta sexta-feira (28). A inauguração, que faz parte das comemorações do aniversário de 476 anos da cidade, aconteceu às 8h30 e contou com a presença do prefeito Bruno Reis e de outras autoridades.
O viaduto, que leva o nome do publicitário baiano Duda Mendonça, falecido em 2021, possui duas faixas para veículos e uma passarela para pedestres. A obra inclui também macrodrenagem, drenagem, pavimentação asfáltica e iluminação em LED. O investimento total foi de R$ 50,7 milhões.
A expectativa é que a nova estrutura proporcione uma economia de quase seis horas por mês no tempo de deslocamento. "No horário de pico, por exemplo, você leva 15 minutos para fazer o retorno na Rótula Abacaxi e chegar nessa região. Você vai fazer hoje em um minuto. Então isso dá uma economia, fazendo um cálculo rápido, de quase 6 horas, considerando os 22 dias úteis (no mês)", destacou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos.
Antes da construção do viaduto, o tempo de retorno na área era um dos principais pontos de retenção de tráfego, já que a região concentra fluxos das avenidas Bonocô, Barros Reis, Heitor Dias e do Shopping Bela Vista. Agora, com a nova obra, os motoristas podem realizar o retorno antes do acesso à Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), melhorando a fluidez no trânsito e diminuindo consideravelmente o tempo de deslocamento.
O viaduto é uma homenagem ao publicitário baiano José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, mais conhecido como Duda Mendonça. Natural de Salvador, ele se tornou um dos maiores marqueteiros políticos do Brasil, sendo responsável por campanhas eleitorais de grande repercussão.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).