Obras no viaduto da Av. ACM alteram o trânsito nesta quinta-feira; confira
Obras no viaduto da Avenida ACM provocam interdições e mudanças no tráfego até segunda-feira (10), segundo a Prefeitura de Salvador
Por Ananda Costa.
As obras no viaduto da Avenida ACM vão alterar o trânsito a partir das 22h desta quinta-feira (6), segundo a Prefeitura de Salvador. A intervenção faz parte do projeto Nova Circulação da Avenida Tancredo Neves e é conduzida pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e pela Superintendência de Trânsito (Transalvador). As mudanças no tráfego devem seguir até a próxima segunda-feira (10).

Durante a noite desta quinta, haverá interdição total da via e desvio em frente à Igreja Universal, além de bloqueio na descida do viaduto do BRT, em frente ao Shopping da Bahia. A medida é necessária para a montagem de um guindaste de 500 toneladas. A previsão é de que o trânsito seja liberado às 5h da sexta (7), mas três faixas da ACM permanecerão interditadas durante o dia para veículos que vêm da Avenida Bonocô.
Na sexta-feira (7), a partir das 22h, a interdição será retomada no mesmo trecho para a instalação de dois guindastes, de 500 e 450 toneladas. A liberação está prevista para as 5h do sábado (8), com parte das faixas ainda bloqueadas.
Também no sábado (8), a partir das 20h15, o trânsito será novamente interditado em frente à Ford e na descida do viaduto do BRT. Às 22h, a pista exclusiva do BRT será totalmente bloqueada para o içamento e a montagem das vigas do novo viaduto. As alterações seguirão até domingo (9), com liberação total das vias prevista para as 5h da segunda-feira (10).
Como alternativas, motoristas que vêm das avenidas Bonocô, Barros Reis e Via Expressa podem utilizar a BR-324 e a Avenida Luís Eduardo Magalhães. Já quem sai do Rio Vermelho ou da Pituba deve seguir pelas vias marginais da Avenida ACM.
Agentes de trânsito e transporte estarão na região para orientar condutores e pedestres, e a sinalização será reforçada durante todo o período de interdições.
A conclusão do Viaduto Antônio Linhares está prevista para janeiro de 2026. Segundo o prefeito Bruno Reis, as intervenções têm como objetivo melhorar o fluxo de veículos e integrar diferentes modais de transporte em uma das áreas mais movimentadas da capital baiana.
Outras obras

Nesta última quarta-feira (5), itinerários de ônibus que trafegam na região da Lucaia, em Salvador, sofreram alterações devido a uma obra realizada. De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), haverá uma interdição no acesso à Rua Lucaia, no sentido Rio Vermelho, para a execução da operação de instalação da treliça da nova passarela.
Recentemente, a região da Lucaia passou por diversas alterações no trânsito em virtude das obras do BRT, em Salvador.
Recentemente, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, garantiu que a passagem dos ônibus da capital seguirá em R$ 5,60 após ter aprovado a Lei nº 9.872/2025, que autoriza a Prefeitura de Salvador a conceder, quando necessário, subsídio orçamentário ao sistema de transporte público coletivo.
Além disso, no começo de outubro, a linha de ônibus 1800 - Terminal Campinas x Oscar Seixas/Dique do Cabrito entrou em operação. O transporte tem o objetivo de melhorar a mobilidade para os moradores da região de Pirajá, do Alto do Cabrito e lugares próximos.
Ainda no mês de outubro, a Secretaria de Mobilidade (Semob) iniciou os testes com o novo modelo de ônibus 100% elétrico nas ruas de Salvador. O veículo foi fabricado pela Mercedes-Benz, modelo eO500U, e representa mais um passo para a integração da frota do sistema BRT com ônibus elétricos em projeto realizado pela Prefeitura de Salvador.
LEIA MAIS: Cinco suspeitos ligados a facção carioca ficam feridos em operação na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).