Novo aplicativo: motoristas da Bahia podem indicar infrator de forma online
Novo aplicativo de trânsito, Carteira Digital de Trânsito (CDT), permite indicar o real infrator das multas de trânsito; Aprenda como usar
Por Laraelen Oliveira.
A partir desta terça-feira (15), os proprietários de veículos da Bahia passam a contar com uma nova facilidade: a possibilidade de indicar, de forma totalmente digital, o verdadeiro condutor responsável por uma infração de trânsito. A funcionalidade já está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e no Portal de Serviços da Senatran, sem necessidade de comparecimento presencial ou envio de documentos físicos.
A “Indicação Online de Real Infrator” foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Já em funcionamento em diversos estados do país, a ferramenta agora também está disponível para os motoristas baianos, com a adesão do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).
Mais agilidade, segurança e transparência
Com o novo sistema, o processo de indicação de condutor responsável por uma multa torna-se mais simples, rápido e seguro. Toda a operação é realizada online, pelo celular ou computador, utilizando login com a conta GOV.BR e validação biométrica.
Entre os principais benefícios da digitalização estão a redução do tempo de tramitação, maior acessibilidade ao serviço e prevenção contra fraudes. A funcionalidade é aplicada nos casos em que o proprietário do veículo não é o responsável pela infração, permitindo a indicação do verdadeiro infrator dentro do prazo legal.
Como fazer a indicação
Para utilizar o serviço, o proprietário do veículo deve acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou o Portal de Serviços da Senatran, realizar login com sua conta GOV.BR e escolher a opção de “Indicação de Real Infrator”.
A indicação pode ser feita em até 30 dias após o recebimento da notificação da infração e só é válida entre pessoas físicas. Tanto o proprietário quanto o condutor indicado devem possuir CNH digital, e o infrator precisa assinar eletronicamente o aceite da indicação.
Bahia se junta a outros estados
Com a adesão do Detran-BA, a Bahia passa a integrar a lista de estados que já utilizam a solução digital, como Paraná, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Roraima e São Paulo. A expansão da ferramenta representa um avanço na modernização e digitalização dos serviços públicos ligados ao trânsito.
Sobre o aplicativo CDT
Desenvolvido pelo Serpro para a Senatran, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito reúne documentos obrigatórios e diversos serviços para motoristas. Além da CNH e do CRLV digitais, o app oferece funcionalidades como:
-
Emissão de credencial para estacionamento de idosos;
-
Pagamento de multas com até 40% de desconto;
-
Transferência digital de veículos;
-
Alertas sobre recall de veículos;
-
Notificações de vencimento da CNH;
-
Campanhas de educação e segurança no trânsito.
A nova funcionalidade representa mais um passo na transformação digital do setor público, oferecendo praticidade e confiança aos cidadãos.
Leia também: Projeto expande 107 km de linhas de transporte em Salvador
Leia também: Salvador deve adquirir 100 ônibus elétricos financiados pelo Banco Mundial
Leia também: Alerta da Semob reforça a importância do transporte escolar regulamentado
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).