Metrô de Salvador ganha nova frota de trens com 40 vagões disponíveis

Metrô de Salvador vai ter 10 novos trens com 40 vagões e capacidade de transportar 12 mil pessoas; aquisição tem objetivo de diminuir lotação de passageiros

Por Laraelen Oliveira.

O metrô Salvador-Lauro de Freitas vai ter sua frota renovada, com a implementação de 10 novos trens, com 40 vagões, nos próximos meses. A aquisição dos veículos foi oficializada, nesta terça-feira (21), pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) após assinatura de um contrato de R$616 milhões com a Caixa Econômica Federal (CEF).

A aquisição dos veículos faz parte de um pacote de medidas do Novo PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento) do governo Lula (PT), coordenado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Antes, o chefe do executivo baiano apresentou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em 2024, para conseguir o novo crédito com a financiadora. 

Rui Costa, ministro da Casa Civil, participou da assinatura do contrato para a compra de 10 novos trens para o metrô de Salvador, em 21 de outubro de 2025/Foto: Reprodução

Os recursos serão liberados em um processo escalonado, com previsão de acabar em 2028. Os novos trens também foram anunciados pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, por meio das suas redes sociais.

“Dentro da carteira de investimentos do Novo PAC, a expansão do metrô de Salvador até o Campo Grande avança com a assinatura do contrato para a compra de 10 novos trens! Serão 40 vagões a mais e capacidade ampliada para atender mais de 12 mil pessoas simultaneamente na Linha 1”, disse o ministro. 

Com a compra de 10 novos trens, o metrô de Salvador, busca aumentar sua capacidade para atender à crescente demanda e melhorar a fluidez do transporte/Foto: Raphael Muller

A assinatura do contrato foi feita no dia 9 de outubro, contudo, só foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado (DOE). Já no que se refere ao modelo, a autarquia informou que a definição dos novos veículos fica por conta da concessionária vencedora da licitação, que no caso do Campo Grande, é o Consórcio Expresso 2 de Julho.

 

 

 

Transporte público de Salvador

Recentemente algumas iniciativas têm ganhado destaque para a melhoria do transporte público de Salvador. A nova linha de ônibus 1800 - Terminal Campinas x Oscar Seixas/Dique do Cabrito entrou em operação na manhã do dia nove de outubro. O transporte tem o objetivo de melhorar a mobilidade para os moradores da região de Pirajá, do Alto do Cabrito e lugares próximos.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) iniciou os testes com o novo modelo de ônibus 100% elétrico nas ruas de Salvador. O veículo foi fabricado pela Mercedes-Benz, modelo eO500U, e representa mais um passo para a integração da  frota do sistema BRT com ônibus elétricos em projeto realizado pela Prefeitura de Salvador. 

Com subsídio sancionado, Prefeitura garante manter passagem em R$5,60. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) sancionou a Lei nº 9.872/2025, que autoriza a Prefeitura de Salvador a conceder, quando necessário, subsídio orçamentário ao sistema de transporte público coletivo. A medida, aprovada com emendas pela Câmara Municipal, amplia a participação dos vereadores na análise e fiscalização dos valores repassados às empresas concessionárias.

Leia também: Ventos fortes derrubam semáforo em Ondina e trânsito é desviado; veja

Leia também: Corredor atropelado no CAB fratura costela e segue sem previsão de alta

Leia também: Sobe para 17 o número de mortos em acidente de ônibus em Pernambuco

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.