'Modo ladrão': celulares Android terão proteção contra roubo; entenda

O 'Modo Ladrão', segundo a empresa, visa aumentar a segurança dos usuários e dificultar a ação de criminosos no país  um dos líderes em furtos e roubos de celulares no mundo

Por Rosana Bomfim.

O Google anunciou, na quarta-feira (12), que novos celulares Android vendidos no Brasil a partir de dezembro terão proteção automática contra roubo. O 'Modo Ladrão', segundo a empresa, visa aumentar a segurança dos usuários e dificultar a ação de criminosos no país  um dos líderes em furtos e roubos de celulares no mundo.

Imagem De Pessoa Pegando No Celular.|  Foto: Lustração

De acordo com o SBT News, o chamado 'Proteção contra roubo', conta com um mecanismo que, com o auxílio da inteligência artificial, bloqueia automaticamente a tela do celular ao detectar movimentos bruscos que sugerem que o aparelho tenha sido roubado. Também faz parte o modo de bloqueio remoto, que permite que o usuário bloqueie ou apague dados do dispositivo à distância.

O sistema já está disponível para celulares Android 10 ou superior, mas precisa ser ativado manualmente. Com os mecanismos de proteção ativados de fábrica, a meta do Google é criar uma defesa “em várias camadas” para proteger os usuários antes, durante e depois do roubo.

Como ativar o modo ladrão manualmente

  • Acesse as "Configurações" do celular;
  • Selecione "Google";
  • Clique em "Todos os Serviços";
  • Escolha a opção "Segurança do Dispositivo e Proteção contra Roubo".

'Modo ladrão': celulares Android terão proteção contra roubo. | Foto: Ilustração

Atualmente, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo possui uma parceria com o Google que permite o acionamento do sistema em celulares roubados e furtados, desde que a vítima autorize. Segundo a empresa, desde que o recurso entrou em funcionalidade, em junho deste ano, a Polícia Militar já acionou o bloqueio remoto de aparelhos mais de 5 mil vezes.

Google anuncia restrição de downloads fora da Google Play

Uma nova medida de segurança da Google irá restringir o download de aplicativos fora da Google Play no Brasil a partir de 2026. Aparelhos do sistema Android vão exigir que todos os softwares a serem instalados sejam registrados por desenvolvedores verificados. O anúncio foi feito no Blogo do Google Brasil

Com o tempo, é comum que celulares Android e iPhones fiquem mais lentos por conta do acúmulo de dados e arquivos desnecessários. Se o seu smartphone está travando ou apresentando lentidão, limpar a memória pode ser a solução. Neste guia, você vai aprender como limpar a memória do celular Android e iPhone de forma simples e eficaz.

LEIA MAIS: Motoristas de aplicativo em Salvador terão que instalar câmeras em carros

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.