Meta lança novo RayBan Display com novas funções

Meta Ray-Ban Display é um modelo equipado com um minúsculo display embutido na lente, que representa um novo passo da empresa na integração da inteligência artificial (IA) ao cotidiano das pessoas

Por Rosana Bomfim.

A Meta apresentou nesta quarta-feira (17), durante o evento anual Meta Connect, realizado na Califórnia (EUA), sua nova linha de óculos inteligentes. O grande destaque foi o Meta Ray-Ban Display, um modelo equipado com um pequeno display embutido na lente, que representa um novo passo da empresa na integração da inteligência artificial (IA) ao cotidiano das pessoas.

O CEO da companhia, Mark Zuckerberg, 41, subiu ao palco para revelar o dispositivo. Segundo ele, os óculos são “o formato ideal para uma super inteligência pessoal”, já que permite ao usuário permanecer presente no momento enquanto acessa capacidades de IA que ajudam na comunicação, na memória e até na ampliação de sentidos.

Inovações com este tipo de tecnologia estão cada vez mais presentes nas áreas da saúde. Recentemente em Feira de Santana, um hospital foi o primeiro a usar óculos de realidade virtual em neurocirurgias.

Ray Ban Meta De 2ª Geração. Foto: Divulgação | Meta

Meta Ray-Ban Display

Os Meta Ray-Ban Display estarão disponíveis nos Estados Unidos a partir de 30 de setembro, com preço inicial de 799 dólares (cerca de 4,2 mil reais). Ainda não há previsão de chegada ao mercado brasileiro.

O dispositivo contém uma pequena tela no canto interno da lente direita. Os óculos são capazes de projetar informações como mensagens, fotos, vídeos, chamadas de vídeo e rotas de navegação em tempo real.

Entre os recursos anunciados estão legendas e tradução ao vivo, que permitem acompanhar conversas em outros idiomas de maneira imediata, e um sistema de controle inovador. Além dos comandos de voz, os óculos funcionam com uma pulseira “neuronal”, que detecta gestos sutis das mãos para executar ações, como dar play em uma música ou selecionar uma opção no display.

A bateria oferece até seis horas de uso contínuo e pode ser interrompida em até trinta horas adicionais por meio do estojo de recarga. A pulseira, resistente à água, tem autonomia de 18 horas. Outro ponto importante é a privacidade: somente o usuário enxerga as informações exibidas, invisíveis para quem está ao seu redor.

Ray-Ban Meta Gen 2

Além do modelo com display, a Meta também revelou os novos Ray-Ban Meta Gen 2, uma atualização de seus óculos inteligentes mais populares. Pela primeira vez, esse modelo será lançado no Brasil, embora o preço e os dados de chegada ainda não tenham sido definidos.

Nos Estados Unidos, os óculos custarão 379 dólares (aproximadamente 2 mil reais). Eles trazem melhorias na duração da bateria, que agora chega a oito horas, além de um estojo com carga extra de até 48 horas.

A câmera foi atualizada para gravação de vídeos em 3K Ultra HD e, em breve, permitirá também a captura em câmera lenta e no formato hyperlapse. 

Ray Ban Meta De 2ª Geração| Foto: Divulgação Meta

A Meta anunciou ainda a expansão da função de tradução em tempo real, que passa a incluir o português e o alemão, embora não tenha especificado se a versão em português será a do Brasil ou a de Portugal. Inclusive, a Apple lançou uma nova atualização do AirPods Pro 3 que tem como novidade a tradução em tempo real.

 Outra é o recurso chamado “foco em conversa”, projetado para facilitar a escuta da voz de alguém durante um diálogo em ambientes barulhentos.

 O Avanços de tecnologias como está, auxiliou Estudantes baianos com deficiência visual que receberam óculos para leitura automática

Óculos esportivos Meta Oakley Vanguard

A empresa aproveitou o evento para apresentar o Meta Oakley Vanguard, um modelo desenvolvido especialmente para esportes e atividades ao ar livre. Eles custarão 499 dólares e oferecerão integração com plataformas como Strava e Garmin, permitindo acompanhar treinos em detalhes com apoio da inteligência artificial da Meta.

Os Vanguard têm bateria de até nove horas, a maior entre os óculos da marca, além de alto-falantes potentes que possibilitam ouvir música mesmo em situações de vento, como em passeios de bicicleta. O design esportivo é resistente à água e poeira, e a câmera centralizada na ponte do nariz captura vídeos em 3K, com campo de visão mais amplo do que os outros modelos da linha.

Estratégia da Meta

Os lançamentos reforçam a estratégia da empresa de tornar a inteligência artificial cada vez mais presente no dia a dia. A empresa pretende competir e ultrapassar gigantes como Google, Samsung, Snap e Amazon.

A parceira da Meta na produção dos óculos, a EssilorLuxottica, controladora da Ray-Ban, afirmou recentemente que a receita com os dispositivos mais do que tri aplicados em relação ao ano passado e que pretende produzir 10 milhões de unidades por ano até 2026.

Para o diretor de wearables da EssilorLuxottica, Rocco Basilico, os novos Ray-Ban Display representam “o maior lançamento que a empresa já fez até hoje”. Zuckerberg também reforçou que a trajetória de vendas dos óculos inteligentes da Meta é semelhante a alguns dos eletrônicos de consumo mais populares da história, reforçando a aposta da companhia nesse mercado em expansão.

LEIA MAIS: Mutirão oferece atendimento a vítimas de racismo e intolerância religiosa

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.