Hospital de Feira de Santana é o primeiro a usar óculos de realidade virtual em neurocirurgias
O primeiro procedimento foi usado com uma mulher, de 58 anos, diagnosticada com um tumor raro na base do crânio
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), localizado em Feira de Santana, a 115 km de Salvador, se tornou o primeiro no Brasil a utilizar o Apple Vision Pro em uma neurocirurgia. A tecnologia, lançada nos Estados Unidos, foi incorporada aos procedimentos neurocirúrgicos do hospital, com a primeira cirurgia realizada este mês.
A iniciativa faz parte de um projeto inovador coordenado pelo médico neurocirurgião Márcio Brandão, que teve como paciente uma mulher, de 58 anos, com um tumor raro na base do crânio. O procedimento durou aproximadamente 8 horas e envolveu uma equipe de mais de 8 profissionais de saúde.
Na opinião de Brandão, a realidade virtual aplicada à neurocirurgia no HGCA é um marco importante para a medicina brasileira. A tecnologia, que ainda está em fase de implementação, promete revolucionar a forma como os procedimentos cirúrgicos são realizados, aumentando a segurança, precisão e acessibilidade de dados durante as operações.
LEIA MAIS: Vai fazer o Enem? Locais de provas são divulgados nesta terça (22)
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).