BYD é acusada de violação de patente na produção de carros com 4G

Decisão liminar da justiça brasileira proíbe BYD de vender carros com 4G no país

Por Júlia Naomi.

Após denúncia de violação de patente, a justiça brasileira determinou, de maneira provisória, que a BYD pare de vender carros com 4G, atendendo a um pedido de tutela de urgência da empresa IP Bridge. A decisão liminar foi proferida pela 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, na tarde da última sexta-feira (11).

Decisão liminar estabeleceu prazo de 5 dias para BYD parar de vender carros com tecnologia 4G. Foto: Divulgação/BYD

A IP Bridge é uma empresa japonesa de licenciamento de patentes que move processos contra a BYD em diversos países. À justiça, a companhia afirmou que a BYD viola a patente PI 0908287-5, que vencerá em 2030 e viabiliza a oferta de rede 4G em veículos. A denúncia afirma que a montadora de carros elétricos chinesa não assinou contrato de licenciamento. Outras montadoras oferecem 4G/LTE mediante pagamento da licença.

A decisão liminar, assinada e disponibilizada nos autos na sexta-feira (11), determina que a BYD pare de vender carros com a tecnologia 4G embutida no prazo de até 5 dias, sob pena diária de R$20 mil, inicialmente limitada a R$600 mil. A empresa precisa comprovar, no prazo de dez dias, quais medidas adotou para cumprir com a determinação. Além disso, foi designado um perito para avaliar o mérito do processo.

“Restou demonstrada, ainda nos autos, a utilização da tecnologia desenvolvida pela parte autora, conforme laudos técnicos juntados ao processo, sendo evidenciado que a ré é a única montadora, no Brasil, que utiliza a referida tecnologia sem a devida remuneração”, diz a decisão judicial.

Carros com 4G: o que diz a BYD sobre suposta violação de patente?

Procurada pela Capital, coluna do jornal O Globo que obteve as informações, a BYD disse que "ainda não foi citada sobre a decisão mencionada e, por essa razão, não pode se manifestar."

Pré-inauguração da fábrica da BYD em Camaçari, no dia 01 de julho. Fotos: Matheus Caldas / Aratu On

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.