'Na vanguarda da indústria mundial', destaca Barcelar em cerimônia da BYD
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Barcelar, celebrou o início das atividades da BYD em Camaçari
Por, Matheus Caldas e João Tramm.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, afirmou que a instalação da fábrica da montadora chinesa BYD em Camaçari marca um novo momento para a indústria baiana. A declaração foi feita durante a cerimônia de inauguração oficial da primeira unidade da empresa no Brasil, realizada nesta segunda-feira (1º).
“O polo industrial de Camaçari nasceu há 47 anos, mas já com um sentimento de vanguarda. Foi, naquele momento, o primeiro polo petroquímico do Nordeste brasileiro. A primeira indústria automobilística do Nordeste se instalou aqui. O presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues presenteiam o polo industrial de Camaçari com a fábrica de automóveis do futuro, os automóveis da sustentabilidade. Colocando novamente Camaçari na vanguarda da indústria mundial”, disse Bacelar durante o evento.
O secretário também apontou fatores que, segundo ele, contribuíram para a escolha de Camaçari como sede da fábrica. Entre os destaques, mencionou a ênfase em sustentabilidade e a expansão da malha aérea no estado.
“Um gigante dos automóveis elétricos do mundo faz sua primeira fábrica fora da Ásia aqui, e escolhe Camaçari, e escolhe a Bahia, por conta do desenvolvimento que nós temos nas energias renováveis – eólica, solar – e dos investimentos no hidrogênio verde. Eu imagino que também venha uma colaboração com o turismo. Nossa conectividade direta com Paris, que tornou a Ásia mais próxima da Bahia, com certeza foi um dos fatores que ajudaram a BYD a construir essa fábrica”, completou.
A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), da CEO da BYD Américas, Stella Li, do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, além do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).