'Na vanguarda da indústria mundial', destaca Barcelar em cerimônia da BYD

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Barcelar, celebrou o início das atividades da BYD em Camaçari

Por, Matheus Caldas e João Tramm.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, afirmou que a instalação da fábrica da montadora chinesa BYD em Camaçari marca um novo momento para a indústria baiana. A declaração foi feita durante a cerimônia de inauguração oficial da primeira unidade da empresa no Brasil, realizada nesta segunda-feira (1º).

“O polo industrial de Camaçari nasceu há 47 anos, mas já com um sentimento de vanguarda. Foi, naquele momento, o primeiro polo petroquímico do Nordeste brasileiro. A primeira indústria automobilística do Nordeste se instalou aqui. O presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues presenteiam o polo industrial de Camaçari com a fábrica de automóveis do futuro, os automóveis da sustentabilidade. Colocando novamente Camaçari na vanguarda da indústria mundial”, disse Bacelar durante o evento.

O secretário também apontou fatores que, segundo ele, contribuíram para a escolha de Camaçari como sede da fábrica. Entre os destaques, mencionou a ênfase em sustentabilidade e a expansão da malha aérea no estado.

“Um gigante dos automóveis elétricos do mundo faz sua primeira fábrica fora da Ásia aqui, e escolhe Camaçari, e escolhe a Bahia, por conta do desenvolvimento que nós temos nas energias renováveis – eólica, solar – e dos investimentos no hidrogênio verde. Eu imagino que também venha uma colaboração com o turismo. Nossa conectividade direta com Paris, que tornou a Ásia mais próxima da Bahia, com certeza foi um dos fatores que ajudaram a BYD a construir essa fábrica”, completou.

A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), da CEO da BYD Américas, Stella Li, do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, além do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.

Matheus Caldas/Aratu On

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.