Secretário de Jerônimo sugere Comércio como novo circuito no Carnaval

Secretário é contra novo circuito na Boca do Rio, em prol da interligação entre os espaços já existentes no Carnaval

Por Matheus Caldas.

Em meio a mais um ano de discussões sobre a eventual criação de um circuito do Carnaval de Salvador na Boca do Rio, o secretário de Turismo (Setur) do governo Jerônimo, Mauricio Bacellar, crê que um novo espaço para a folia deve ser interligado aos já existentes. Neste sentido, ele aponta o Comércio como o melhor lugar para isto.


Em entrevista ao Aratu On, nesta quarta-feira (26), Bacellar admitiu a saturação dos circuitos, mas pontuou que a integração favoreceria a interligação entre os espaços. “Eu entendo que o Carnaval precisa ser concentrado. Uma expansão de um novo circuito deveria ser no Centro antigo da cidade, na área do Comércio”, opinou.


Comércio é indicação de Mauricio Bacellar para novo circuito no Carnaval | Foto: Google Street View

Comércio é indicação de Mauricio Bacellar para novo circuito no Carnaval | Foto: Google Street View




"Cada vez mais a tecnologia tem nos ajudado a dizer o número exato de pessoas nos circuitos. O ano passado, por diversos momentos, o circuito Barra-Ondina, o circuito da Praça da Sé tiveram que ser fechados por uma questão de segurança e o número de pessoas que estavam nesses circuitos carnavalescos”, acrescentou.


Bacellar também cobrou que o governo do estado seja consultado pela prefeitura, caso o projeto de criação do circuito na Boca do Rio avance. “A decisão de um novo circuito é uma decisão iminentemente municipal. Mas uma decisão dessa não pode ser tomada sem que o estado emita uma posição e sem que a sociedade também coloque a sua opinião nessa questão”, concluiu.


Uma das principais polêmicas em torno do Carnaval de Salvador é a possibilidade de a folia deixar de ser realizada nos circuitos tradicionais, como o Dodô, na Barra-Ondina. O prefeito Bruno Reis (União Brasil), afirmou na última quarta-feira (19), que, para haver mudanças no circuito, será necessário um "consenso".


"Para haver qualquer mudança de circuito de Carnaval, tem que ser de interesse de todos os envolvidos. Artistas, blocos, empresários", declarou o prefeito. Bruno ressaltou que, se não houver acordo entre todas as partes, a estratégia permanecerá a mesma. "Deu certo no ano passado, apesar da lotação no sábado de Carnaval na Barra", disse.


Secretário de Turismo, Mauricio Bacellar | Foto: Joá Souza/GOVBA

Secretário de Turismo, Mauricio Bacellar | Foto: Joá Souza/GOVBA




Em entrevista coletiva, Bruno citou alguns desafios enfrentados pela prefeitura para a realização do Carnaval na Barra, como a venda do estacionamento destinado aos trios elétricos e carros de apoio.


Com a venda do espaço, que ficava na Graça, o número de veículos será reduzido de 40 para 26 em um único dia. A mudança faz parte de uma estratégia da prefeitura para evitar a superlotação no circuito, como ocorreu no sábado de Carnaval de 2024.


Além disso, Bruno destacou que o circuito Dodô tem perdido cada vez mais espaços para camarotes, graças à reativação do hotel Othon, localizado no final do circuito, em Ondina.


Com os problemas causados pela superlotação registrados no Carnaval de 2024, a prefeitura de Salvador vai reforçar a programação do sábado no circuito do Campo Grande, para equilibrar a distribuição do público e evitar saturação da Barra-Ondina. 


“A grande novidade esse ano é o sábado de Carnaval. Para ter um equilíbrio maior entre os circuitos, fortalecemos muito o sábado e a terça de Carnaval. Vamos ter uma super terça novamente no Centro. É um grande desafio trazer mais gente para o Centro, fazer com que o Carnaval do Centro ainda tenha uma participação popular”, afirmou Bruno Reis.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.