GPS pode ser desligado no Brasil pelo Governo Trump? Engenheiro explica
O engenheiro e professor Arthur Brandão, entrevistado do Linha de Frente, explicou se o GPS pode ser desligado no Brasil
Por Lucas Pereira.
Com a tensão criada com as sanções do Governo Donald Trump ao Brasil, seja pela taxação de produtos em 50% ou mesmo pela investigação ao sistema PIX, uma outra ameaça estadunidense tem deixado brasileiros preocupados: o desligamento do sinal de GPS no país. Com o temor criado sobre o tema, o doutor em engenharia e professor Arthur Brandão explicou sobre a situação e se é possível o GPS ser desligado no Brasil:
“Em curto, médio prazo, nós acreditamos que nada vai acontecer com os sistemas de posicionamento. [...] Existe tecnologia para isso, mas os equipamentos não foram concebidos tecnologicamente para fazer essa seletividade de obstruir um sinal quando estiver passando por alguma região. É possível desligar o sinal? Sim, só que ele vai desligar o sinal e vai atingir o mundo todo, não vai atingir somente o Brasil ou a Bahia, o Salvador”, disse o especialista.
Entrevistado pelo jornalista Pablo Reis durante o Linha de Frente da rádio Antena 1 Salvador, nesta quinta-feira (24), Arthur explicou ainda que há um equívoco no que se trata de GPS. O serviço de geolocalização e referenciamento é o que faz esse monitoramento da posição de um aparelho através do cruzamento de sinais via satélite. Porém, o GPS é uma das tecnologias de posicionamento global, só que desenvolvida pelos Estados Unidos.
O GPS foi o primeiro que chegou no Brasil, se estabeleceu e virou uma marca. Atualmente existem é quatro sistemas ao longo do mundo, gerenciados por países, que tem praticamente as mesmas características e funcionalidades do GPS”, contou o engenheiro agrimensor e mestre em geodésia.
Dessa forma, quando abrimos um mapa ou aplicativo no celular, aquilo não é apenas o GPS, mas sim uma rede que usa dados e recursos de todos os demais sistemas. São eles: GLONASS, da Rússia; Galileu, da Europa; e o BeiDou, da China.
Confira um trecho da entrevista de Arthur Brandão no Linha de Frente. A entrevista completa está disponível no canal do Youtube.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).