Castramóvel chega ao bairro de Pernambués nesta segunda-feira; saiba como seu pet pode ser atendido
O serviço está localizado na Rua Thomaz Gonzaga, 150 e seguirá recebendo os pets para o procedimento até o dia 17 de junho.
O Castramóvel, serviço itinerante que oferece a castração de cães e gatos, inicia nesta segunda-feira (25/4) os atendimentos à população de Pernambués. Estacionado no Centro Social Urbano (CSU) do bairro, localizado na Rua Thomaz Gonzaga, 150, o equipamento seguirá recebendo os pets até o dia 17 de junho.
No total, são realizados até 30 procedimentos por dia no local. Desse total, dez são ofertados para marcação presencial, que ocorre de segunda a sexta, das 8h às 13h. As demais vagas podem ser agendadas no e-mail agendamento.dipa@gmail.com ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar ou apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, Cartão SUS e o cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.
No dia agendado é realizada a triagem do animal e, se estiver tudo em ordem com a saúde do bichinho, a castração é feita em seguida. Devido à pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, no intuito de seguir evitando aglomerações.
"A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal", explicou Tainara Ferreira, diretora de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
FEDERAÇÃO
A outra unidade do Castramóvel está realizando os atendimentos na Unidade de Saúde da Família (USF) Lealdina Barros, localizada na Federação, até o dia 6 de julho. O funcionamento é o mesmo da estrutura em Pernambués.
O estudante Matheus Batista, de 23 anos, destacou os benefícios do serviço ofertado pelo Castramóvel. "Já trouxe quatro bichinhos para serem castrados e todas as experiências foram positivas. Ter acesso a esse serviço gratuitamente é muito bom, não tenho do que reclamar. O procedimento é super facilitado e o procedimento seguro. A ação é salutar tanto economicamente, quanto para saúde dos pets”, avaliou.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!