Após muita confusão, agendamento para receber Auxílio Brasil será feito apenas pela internet; saiba tudo sobre
Quem está recebendo o Bolsa Família não precisa se recadastrar para receber o Auxílio Brasil.
O atendimento para os serviços do Cadastro Único (CadÚnico), realizados pela Prefeitura de Salvador por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), passarão a ser realizados exclusivamente através de agendamento a partir de terça-feira (16/11).
As filas na sede da pasta têm chamado a atenção e gerado revolta. De acordo com a gestão municipal, a intenção é oferecer mais conforto e agilidade aos cidadãos que têm corrido aos postos da Prefeitura, após anúncio da mudança do programa Bolsa Família para Auxílio Brasil, evitando que fiquem em longas filas e aglomerações nos postos.
A expectativa é de que 3 mil pessoas sejam atendidas por dia, mediante agendamento através do site (CLIQUE AQUI), aplicativo Fala Cidadão ou pelo Assistente Virtual Jana, no WhatsApp (71) 98392-3927.
Quem está recebendo o Bolsa Família não precisa se recadastrar para receber o Auxílio Brasil. Com isso, o foco do atendimento municipal neste momento envolve as famílias que estão com o benefício bloqueado, aquelas que não fazem a atualização cadastral há mais de dois anos e as famílias que não têm cadastro.
O prefeito Bruno Reis (DEM) ressaltou que a administração municipal está fazendo um trabalho de mobilização para incluir no Cadastro Único famílias que estão sem situação de pobreza e extrema pobreza que não estão recebendo o Bolsa Família.
“Para a realização desses novos cadastros, serão abertos mais dois novos pontos de atendimento, no Subúrbio 360, em Coutos, e na Casa do Trabalhador, em Cajazeiras. Além disso, as Prefeituras-Bairro e os Centros de Referência e Assistência Social também farão serviços de cadastro e desbloqueio. Sendo assim, não precisa que a população venha apenas à sede do CadÚnico, pois os atendimentos acontecerão em diversos pontos da cidade”, alertou Bruno.
FUNCIONAMENTO
O titular da Sempre, Kiki Bispo, reforçou que o atendimento mediante agendamento prévio acontecerá de segunda a sexta-feira e permitirá que a unidade sede do CadÚnico (Comércio) receba 450 pessoas por dia; o Nuar (Comércio) realizará 160 atendimentos diários; o Subúrbio 360 (Coutos) atenderá 200 pessoas por dia e a Casa do Trabalhador Cajazeiras realizará mais 200 atendimentos diários.
Já os serviços prestados nas dez Prefeituras-Bairro terão o atendimento triplicado de 550 para 1,5 mil por dia, no total. Já as práticas de cadastramento, recadastramento e inclusão nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) terão a quantidade duplicada.
“Hoje, o atendimento é realizado em Ilha de Maré, Ceasa, Itapuã, São Cristóvão, Lagoa da Paixão e Cajazeiras. A partir da próxima semana, também entram os Cras Brotas, Calabetão, Fazenda Grande do Retiro, Federação, Ilha de Bom Jesus e Itapagipe, além de um ponto de apoio na Codesal. Tudo em prol de fazer com que as pessoas que utilizam os benefícios possam ter seus direitos mantidos”, declarou Bispo.
O CadÚnico Itinerante também prosseguirá com funcionamento diário, percorrendo os bairros periféricos de Salvador.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003