Médico do Samu desce da ambulância para abrir caminho em engarrafamento em Salvador
Médico do Samu precisou descer da ambulância para conseguir liberar a passagem durante um engarrafamento em Salvador
Por Ananda Costa.
Um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) repercutiu nas redes sociais após a divulgação de um vídeo em que aparece descendo da ambulância para conseguir passagem durante um engarrafamento em Salvador.

O vídeo foi publicado pela enfermeira e criadora de conteúdo sobre primeiros socorros e bastidores do Samu, Daiane Burgos, nesta sexta-feira (19). A situação ocorreu na região de Pernambués.
Na legenda da publicação, Daiane escreveu que, infelizmente, as pessoas não liberam a passagem para a ambulância. Segundo ela, em alguns casos, o trânsito está tão caótico que cada condutor age de uma forma diferente, o que acaba prejudicando o paciente.
“Nosso médico, Uemerson Alcântara, hoje novamente desceu para poder organizar o trânsito e dar passagem para a nossa unidade, que estava com um paciente precisando urgentemente de uma avaliação de imagem, devido à gravidade do caso”, escreveu.
Vale ressaltar que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatório dar passagem a ambulâncias em serviço de urgência. O descumprimento da norma configura infração gravíssima, sujeita à aplicação de multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Samu 192 na Bahia

Você sabe quando deve chamar o Samu 192 na Bahia? O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) é um dos principais canais de socorro emergencial à disposição da população baiana. Atuando 24 horas por dia, o serviço visa prestar atendimento pré-hospitalar rápido e eficiente em casos de urgência e emergência.
O serviço é gerido pelas secretarias municipais de saúde e tem como objetivo chegar precocemente à vítima após alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte.
O Samu 192 deve ser acionado em situações que envolvam risco à vida, como acidentes graves, quedas com lesões, dores intensas no peito, dificuldades respiratórias, convulsões, perda de consciência, intoxicações e queimaduras extensas. O serviço também atende casos de violência, como ferimentos por arma de fogo ou arma branca, além de complicações em gestantes.
Não é recomendado utilizar o Samu para casos leves ou que possam ser resolvidos em unidades básicas de saúde ou em pronto-atendimentos. Acionar o serviço de forma indevida pode atrasar o socorro a quem realmente precisa.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).