Mesmo sem carnaval, Bahia tem aumento de 31,6% no turismo em fevereiro
Os dados mostram, porém, que o avanço se deu principalmete por conta da queda de 27,6% registrada em fevereiro em 2021, quando o estado ainda engatinhava na vacinação.
Comparado a fevereiro do ano passado, o mesmo mês em 2022 mostrou aumento de 31,6% no quesito. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (12/4) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), a partir da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE).
Esse resultado é a quinta taxa mais expressiva e maior alta da série histórica iniciada em 2012, para os meses de fevereiro, mesmo sem o Carnaval, principal atrativo do período. Os dados mostram, porém, que o avanço se deu principalmete por conta da queda de 27,6% registrada em fevereiro em 2021, quando o estado ainda engatinhava na vacinação.
Na comparação com janeiro de 2022, o volume das atividades turísticas caiu 1 %. Em todo o ano de 2022, esse aumento já vai a 25,5%, enquanto a análise do acumulado dos últimos 12 meses já chega a 65,6% de crescimento.
SERVIÇOS
O volume de serviços na Bahia em fevereiro de 2022, em geral, teve crescimento: o avanço foi de 13,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços Prestados às Famílias (45,6%), que contabilizou a décima primeira variação positiva consecutiva mais expressiva e maior alta da série iniciada em 2012, para os meses de fevereiro.
Em seguida, a atividade de Transportes, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correio cresceu 20,2%. Depois, Serviços profissionais, administrativos e complementares (5,8%), que apontou a décima segunda taxa positiva consecutiva, completam o pódio.
A categoria Outros Serviços voltou a crescer 1% após registrar queda de 12,3%, em janeiro do ano corrente.
Por outro lado, a atividade que contribuiu negativamente foi Serviços de Informação e Comunicação (-4,2%).
Na comparação com janeiro de 2022, o volume de serviços decresceu 0,7%, com ajuste sazonal. No acumulado do ano, o volume avançou 14,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com relação a receita nominal de serviços, houve expansão de 23,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O indicador acumulado do ano ampliou 25,0% e o indicador acumulado dos últimos 12 meses aumentou 21,6%.
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