Três suspeitos morrem após troca de tiros com a polícia na Bahia

Troca de tiros ocorreu na manhã desta segunda-feira, enquanto equipes realizavam rondas no município de Mundo Novo

Por Anna Caroline Santiago.

Três homens morreram após uma troca de tiros com policiais militares na manhã desta segunda-feira (23), no município de Mundo Novo, no centro-norte da Bahia.

As vítimas foram identificadas como Carlos Henrique Ribeiro da Silva, de 20 anos, e Jonatas Rodrigues Costa, de 21. O terceiro suspeito ainda não teve a identidade divulgada pelas autoridades.

Três suspeitos morrem após troca de tiros com a polícia na Bahia.Foto: Reprodução/ PMBA

De acordo com nota da Polícia Civil, equipes realizavam rondas na região quando teriam sido recebidas a tiros pelo grupo. Houve revide e, durante a troca de tiros, os três homens foram baleados. Eles chegaram a ser socorridos para uma unidade de saúde, mas não resistiram aos ferimentos.

Ainda segundo a polícia, com os suspeitos foram apreendidas três armas de fogo e porções de drogas. O caso será investigado para apurar as circunstâncias do confronto.

Bahia é segundo estado mais violento do Brasil

A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Na Bahia, ao menos 14 facções criminosas disputam o controle do tráfico de drogas. Paralelamente, o estado tem, desde 2022, a polícia mais letal do Brasil. Só no primeiro semestre de 2025, 42% dos tiroteios ocorreram em ações policiais.

Primeiro semestre de 2025, registrou que 42% dos tiroteios ocorreram em ações policiais. Foto: Polícia Militar Bahia

Segundo o Fogo Cruzado, Salvador e RMS registraram 839 tiroteios, com 700 mortos e 164 feridos. Desses, 43,5% dos mortos e 26% dos feridos foram em operações policiais. O número de mortos em chacinas policiais subiu de 17 (em 2024) para 57 em 2025.

Leia também: + Megaoperação na Bahia mira facções e tráfico de drogas

O número de chacinas policiais aumentou de cinco para 14 em apenas um ano. Também cresceu o número de adolescentes baleados em ações policiais: de três, em 2024, para 14 em 2025, uma alta de 367%.

Outro dado alarmante é que 69 pessoas foram baleadas dentro de casa no primeiro semestre de 2025 — 64 morreram e cinco ficaram feridas. Em 2024, foram 64 vítimas, com 57 mortes e sete feridos. Dados que preocupam a Polícia, que também conta com vários outros desafios na região.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.