Barco naufraga e três jovens morrem afogados em Xique-Xique, na Bahia

Corpos foram retirados do rio pelos próprios moradores da localidade com o auxílio de uma rede de pescadores

Por Rosana Bomfim.

Três jovens morreram afogados após o barco em que estavam submergir no Rio São Francisco, na zona rural de Xique-Xique, no oeste da Bahia. Os corpos das jovens Natielly Santos da Silva, de 19 anos, e Leidiane de Jesus da Silva, de 27 anos, foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) de Irecê na manhã desta terça-feira (12). Já o corpo de Taniel da Silva Barros, de 20 anos, tem previsão de liberação ainda hoje.

Corpos De Três Jovens Vítimas De Afogamento Em Xique Xique São Liberados Pelo IML. | Foto: Reprodução Rede Social

Após a liberação, os corpos foram encaminhados para uma funerária e, em seguida, levados para as residências das famílias, onde estão sendo velados. O sepultamento dos três jovens está previsto para o final da tarde desta terça-feira, no cemitério do povoado do Malhador, em Xique-Xique, local onde eles moravam.

A Polícia Civil informou que será instaurado um procedimento para apurar as circunstâncias do triplo afogamento ocorrido no município. Intimações deverão ser encaminhadas para possíveis testemunhas e familiares das vítimas.

Entenda o caso

Três jovens foram encontrados mortos no Rio São Francisco, no trecho que passa pelo povoado de Ilhota, zona rural de Xique-Xique. Eles estavam desaparecidos desde o início da manhã de segunda-feira (11), segundo informações do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

De acordo com relatos preliminares, as vítimas entraram no rio e acabaram submergindo. O caso foi registrado pela Polícia Civil como morte por afogamento.

Vítimas

Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como:

Natielly Santos da Silva de 19 anos

Natielly Santos Da Silva, De 19 Anos. Foto: Rede Social

Taniel da Silva Barros de 20 anos

Taniel Da Silva Barros, De 20 Anos.| Foto: Reprodução Rede Social

Leidiane de Jesus da Silva de 27 anos

Leidiane De Jesus Da Silva, De 27 Anos | Foto:  Reprodução Redes Socias

Todos eram moradores dos povoados do Pesqueiro e Malhador, em Xique-Xique.

Como aconteceu

Conforme informações preliminares, os jovens haviam participado de uma festa no distrito de Copixaba no domingo (11). Na manhã seguinte, já nesta segunda-feira (12), eles seguiram até o povoado de Ilhota, onde embarcaram em um barco para retornar para casa.

Durante o trajeto, a embarcação naufragou, fazendo com que os três caíssem no rio. Testemunhas relataram ter ouvido gritos de socorro. Ainda segundo informações, as vítimas não sabiam nadar.

No barco estavam mais dois amigos, que conseguiram escapar. No entanto, os três jovens não resistiram.

Resgate dos corpos

O DPT informou que os corpos foram retirados do rio pelos próprios moradores da localidade, com o auxílio de uma rede de pescadores. Em seguida, as vítimas foram removidas pelo DPT de Irecê e encaminhadas ao IML para a realização da perícia.

Casos de afogamentos na Bahia

Um adolescente de 13 anos no Pinicão, lagoa próxima à Pedra de Xangô, no bairro de Cajazeiras X, em Salvador,  submergiu e não voltou à superfície. Equipes do Núcleo de Mergulho realizaram buscas no local  e encontraram o corpo do jovem.

Em novembro de 2025,  um jovem de 22 anos, identificado como Salomão Sena de Oliveira Mota, foi vítima de afogamento na praia de Jaguaripe, em Salvador, após desaparecer no mar. 

Em agosto de 2025, uma mulher de 26 anos foi resgatada viva por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) após um afogamento na Praia do Buracão, em Salvador. 

Segundo a corporação, a vítima foi levada por ondas fortes e já estava distante da faixa de areia quando foi localizada pelos militares do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13º BBM/Bmar)

LEIA MAIS: Bora pro Bonfim? Confira agenda de festas que acontecem no dia da Lavagem

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.