Suspeitos de liderar facção criminosa são presos no extremo sul da Bahia
Suspeitos de liderar facção criminosa eram investigados por articular o tráfico de drogas e homicídios em Santa Cruz Cabrália
Três suspeitos de liderar a facção criminosa carioca Comando Vermelho (CV) foram presos nesta terça-feira (2) em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, eles são investigados pela articulação de crimes como tráfico de drogas e homicídios na região.

Dois deles, de 34 e 30 anos, foram capturados no bairro Campo. O terceiro suspeito, também de 34 anos, foi localizado no bairro Geraldão. Durante o cumprimento dos mandados, equipes da Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália apreenderam celulares, entorpecentes, uma balança de precisão e outros materiais considerados relevantes para o avanço das investigações.
Outro alvo da operação já havia sido detido no domingo (30), após ser flagrado conduzindo um veículo em alta velocidade e desobedecer à ordem de parada. Na delegacia, os policiais identificaram um mandado de prisão em aberto contra ele, que foi imediatamente cumprido.
As investigações continuam para detalhar a estrutura do grupo e identificar outros possíveis envolvidos.
Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
Ascensão do crime organizado na Bahia
Na Bahia, ao menos 14 facções criminosas disputam o controle do tráfico de drogas, da juventude e, principalmente, do território.
A disputa pelo controle das comunidades e das rotas mais estratégicas de Salvador sempre foi de interesse das quadrilhas locais, mas, desde 2018, a capital entrou em um novo estágio de conflito: uma disputa de aliança com facções nacionais como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), organizações com ramificações em todo o país e até em países fronteiriços, como Paraguai, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).