Suspeito de matar mãe de PM em Salvador é preso na Ilha de Itaparica
Suspeito de matar mãe de PM no bairro Castelo Branco também é investigado pela morte de assessor parlamentar
Um homem suspeito de envolvimento na morte de Solange Francisco dos Santos, mãe de um soldado da Polícia Militar, foi preso nesta quinta-feira (22), na Ilha de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador. O crime ocorreu em dezembro de 2025, durante um ataque a tiros no bairro de Castelo Branco, na capital baiana.
Além desse caso, o investigado também é apontado como envolvido na morte do professor de boxe e assessor parlamentar Jonas Santos Machado, executado em via pública no dia 29 de setembro do ano passado, no bairro de Dom Avelar, em Salvador, segundo informações da polícia.

O ataque registrado em dezembro do ano passado, em Castelo Branco, além de vitimar Solange, também resultou na morte do motoboy Gabriel Alves dos Santos de Santana, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Outras duas pessoas ficaram feridas na ação criminosa.
De acordo com informações preliminares, homens armados chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram diversos disparos contra um homem. Até o momento, não há confirmação sobre quem seria o alvo principal dos criminosos.
Conhecido na comunidade como “Biringa”, Jonas Santos Machado era responsável pelo projeto social “Boxe Comunidade”, que funcionava na Rua dos Jesuítas, em Dom Avelar. Ele também atuava como assessor do vereador Anderson Ninho (PDT).
Prisão do suspeito
A prisão do suspeito aconteceu na localidade da Gamboa, na Ilha de Itaparica. Após tomarem conhecimento de que o investigado havia fugido para a ilha, equipes da unidade especializada iniciaram o monitoramento e identificaram sua movimentação em direção a Mar Grande, onde foi localizado e detido.
+ Investigado por aliciamento de menores na internet é preso na Bahia
+ Mapa da Violência em Salvador: áreas mais perigosas e como se proteger
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receba notícias em tempo real.
Com o cumprimento do mandado de prisão, expedido pelo 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador, o suspeito foi encaminhado à Delegacia Territorial (DT) de Vera Cruz e, posteriormente, recambiado para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde permanece à disposição da Justiça.

Mulher é presa por envolvimento no sequestro de turista mineiro em Vera Cruz
Uma mulher de 26 anos foi presa na quinta-feira (15), em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, suspeita de envolvimento no sequestro do turista mineiro Daniel Araújo Gondim, de 25 anos. O jovem está desaparecido desde o dia 8 de outubro do ano passado.
Daniel trabalhava como ambulante, comercializando mercadorias diretamente em residências, e foi visto pela última vez na Ilha de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador.
Desde o início das investigações, dois homens e uma mulher, também investigados, já haviam sido presos durante a deflagração da Operação Cobrança Final, em dezembro de 2025, nos municípios de Itaparica e Vera Cruz. Todos seguem à disposição da Justiça baiana.
Ossada achada na Ilha de Itaparica pode ser de turista mineiro
Uma ossada foi encontrada nesta sexta-feira (16), em uma área de mata na Ilha de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador. Natural de Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas Gerais, Daniel saiu de casa dirigindo o próprio carro com destino à Bahia, onde pretendia vender mercadorias. Desde então, não houve mais contato com familiares.

Leia mais: Tem show hoje em Salvador? Confira a agenda cultural de 22 a 25 de janeiro
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).