Supermercado de Praia do Forte é autuado com mais de 140 kg de carne estragada

Uma fiscalização do Procon-BA encontrou produtos vencidos e mais de 140 kg de carne estragada em um supermercado de Praia do Forte

Por Lucas Pereira.

Uma fiscalização rigorosa da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) resultou, nesta quinta-feira (22), na autuação de um grande supermercado em Praia do Forte, destino turístico de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador. No local foram encontradas irregularidades e mais de 140 kg de carne estragada e imprópria para o consumo.

 Uma fiscalização do Procon-BA encontrou produtos vencidos e mais de 140 kg de carne estragada em um supermercado de Praia do Forte. Foto: Procon-BA

Conforme o Procon explicou ao Aratu On, além das proteínas estragadas, os fiscais retiraram das prateleiras 155 produtos com prazos de validade vencidos. Todo o material foi descartado imediatamente para garantir que não chegassem à mesa dos consumidores e o estabelecimento agora responderá a um processo administrativo.

A Operação Verão segue até o final de semana e tem o objetivo de proteger tanto os moradores quanto os turistas que circulam pelo Litoral Norte. O Procon-BA alerta que as carnes bovinas expostas para venda devem apresentar cores vivas e estar obrigatoriamente armazenadas em temperaturas entre 0°C e 4°C. Qualquer sinal de odor forte, embalagens com vazamentos ou expositores com sujeira e oxidação são indícios graves de irregularidade que colocam a saúde pública em risco.

Para evitar riscos à saúde, o consumidor deve adotar estratégias práticas, como deixar a compra de proteínas para o final do carrinho, reduzindo o tempo de exposição dos alimentos ao calor. 

Também é fundamental verificar a limpeza dos balcões e a integridade dos rótulos. Caso encontre irregularidades, o cidadão pode e deve denunciar através do e-mail [email protected] ou pelo portal consumidor.gov.br. A fiscalização do Procon-BA reforça que o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor é inegociável, especialmente em regiões de grande fluxo turístico onde a rotatividade de alimentos é alta.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Supermercado de Praia do Forte é autuado com mais de 140 kg de carne estragad. Foto: Ascom/Procon

Incêndio em supermercado de Praia do Forte

Em fevereiro do ano passado, um incêndio de grandes proporções atingiu o mesmo mercado atuado esta quinta, o Supermercado Mix. Apesar do susto, não houve registro de feridos e apenas prejuízo material.

Entretanto, no mês de novembro, outro incêndio, dessa vez no Boteco do França, localizado na Praça da Música, em Praia do Forte, resultou na morte de uma criança de 3 anos, que ficou carbonizada após ficar presa no apartamento onde morava com a família, perto do bar. A vítima foi identificada como Maria Júlia Almeida Rosário.

Empresário é preso Praia do Forte por matar esposa

empresário Sérgio Nahas foi preso na Bahia quase 24 anos após o assassinato da esposa, Fernanda Orfali, ocorrido em São Paulo. A prisão foi realizada no sábado (17), em Praia do Forte, no município de Mata de São João, no litoral norte baiano — o mesmo destino turístico onde o casal passou a lua de mel antes do crime.


Atualmente com 61 anos, Nahas foi condenado a oito anos e dois meses de prisão em regime fechado pelo crime de feminicídio. O mandado de prisão foi expedido em 25 de junho de 2025. Desde então, o nome e a foto do empresário passaram a constar na Difusão Vermelha da Interpol, mecanismo utilizado para localizar foragidos internacionais.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.