Jerônimo pede investigação 'rigorosa' após agressão da PM em Pirajá
Governador Jerônimo Rodrigues disse que vai exigir uma apuração rigorosa após agressão de PM durante festa do Dia das Crianças em Pirajá
Por Ananda Costa.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse que vai exigir uma "apuração rigorosa", após um policial militar ser flagrado agredindo uma mulher durante festa infantil realizada neste domingo (12), no bairro de Pirajá, em Salvador. O caso foi registrado por moradores da região, que filmaram o momento da abordagem durante uma comemoração do Dia das Crianças.
No vídeo, é possível ver o momento em que os policiais, durante uma discussão com moradores, cercam uma mulher que teria arremessado uma lata contra os agentes. Na ação, o filho da vítima tenta protegê-la, mas ela acaba sendo atingida por um tapa desferido por um dos policiais.
Em nota, a Polícia Militar informou que, por volta das 15h40, agentes da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pirajá) realizavam patrulhamento na Rua Baixa da Fonte, nas imediações do final de linha de Pirajá Velha, quando foram alvos de disparos de arma de fogo, efetuados por indivíduos armados, que se misturaram à população presente em uma comemoração local.
Os policiais afirmam que, para preservar a segurança dos moradores, não revidaram os tiros. No entanto, teriam sido hostilizados por algumas pessoas, inclusive com o arremesso de objetos.
“A corporação informa que as imagens divulgadas nas redes sociais estão sendo analisadas e que, por determinação do Comando da PMBA, a guarnição envolvida foi encaminhada à Corregedoria para prestar esclarecimentos, por meio dos procedimentos administrativos cabíveis.”
Jerônimo pede investigação e SSP se manifesta após agressão da PM em Pirajá
Esta é a segunda ocorrência semelhante registrada em uma semana. Na anterior, moradores denunciaram uma agressão policial durante uma manifestação no bairro de São Marcos, também em Salvador, durante um protesto pela morte de Caíque dos Santos Reis, durante uma operação policial no mesmo bairro no dia 28 de setembro.
Com as denúncias, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), com respaldo do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), informou que, “apesar do arremesso de objetos por populares, relatado pelos policiais, repudia as agressões flagradas em vídeo e esclarece que esse não é o modelo de policiamento determinado pelo Comando da PM”.
O governador reforçou ainda que determinou a rigorosa apuração dos episódios e a punição dos policiais que tenham adotado condutas divergentes das orientações do Comando e do Governo.
LEIA MAIS: Delivery? Drone que levava drogas para Presídio de Salvador é interceptado
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).