Policial civil é preso por suspeita de tentativa de homicídio na Bahia
A tentativa de homicídio aconteceu em um estabelecimento comercial no bairro Brasil, em Vitória da Conquista
Por Dinaldo dos Santos.
Um policial civil, de 56 anos, foi preso, em flagrante, por suspeita de tentativa de homicídio contra um homem, ocorrido na noite desta sexta-feira (26), em um estabelecimento comercial no bairro Brasil, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
Segundo informações da Polícia Civil, uma investigação está sendo conduzida por meio da Delegacia de Homicídios (DH) local, e o crime aconteceu por volta das 23h20, em frente a um bar localizado nos cruzamentos da Avenida Pernambuco com a Avenida Serrinha.

De acordo com o PC, a vítima foi atingida por tiro de arma de fogo na região do abdômen e socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com apoio de uma intervenção da Polícia Militar, sendo encaminhada para um hospital da região, onde passou por procedimento cirúrgico.
Testemunhas afirmaram a PC que o autor do disparo recuou a vítima do interior do estabelecimento e efetuou o tiro na área externa, fugindo em seguida em um veículo. Um estojo de munição calibre .40 foi encontrado pela Polícia Militar no local e encaminhado à delegacia.

A equipa do Serviço de Investigação em Local de Crime (Silc), recolheu depoimentos de testemunhas. Também foram realizadas diligências de campo e levantamentos nas imediações, além de verificar a existência de câmeras de segurança. Apesar de não haver gravações disponíveis no estabelecimento, outras possíveis fontes de imagens estão sendo purificadas.
O suspeito foi apresentado à Polícia Civil e foi autuado em flagrante. A autoridade representa policialou pela conversão da prisão em preventiva, medida deferida pelo Poder Judiciário. O policial civil investigado será encaminhado à Corregedoria da instituição, onde responderá aos procedimentos administrativos cabíveis.
Outros casos envolvendo policiais
Neste mês de dezembro, policiais militares foram condenados por estupro e extorsão em Salvador após decisão da Justiça da Bahia que sentenciou quatro agentes pelos crimes praticados durante uma ação ostensiva no bairro de Mussurunga II, em 2015. As penas variam entre 7 e 33 anos de prisão, além da perda do cargo e da graduação militar.
Em outra situação, três policiais militares foram presos por agressão contra adolescente em Paripe após serem condenados pela Justiça baiana por tortura com motivação racial. As decisões, proferidas no último dia 18 de novembro, também determinaram a perda do cargo dos policiais.
De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a agressão ocorreu em 2 de fevereiro de 2020, quando os policiais abordaram um grupo de adolescentes. Durante a ação, Sacramento teria agredido física e verbalmente um dos jovens, utilizando violência desproporcional, injúrias raciais e causando humilhação pública. A cena foi registrada em vídeo, e um exame de corpo de delito confirmou as lesões.
LEIA MAIS:
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).